ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Em duas semanas, Câmara derruba 15 vetos de Bernal, seis só nesta terça

Michel Faustino e Antonio Marques | 15/03/2016 13:46
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

Mais seis vetos do prefeito de Campo Grande Alcides Bernal (PP) a projetos de leis que já haviam passado pelo crivo da Câmara Municipal foram derrubados em única discussão e votação pelos vereadores durante sessão desta terça-feira (15). Com isso, até agora, ao menos 15 proposições tiveram suas validades reconsideradas pelos parlamentares.

Um dos projetos, vetado por Bernal e mantido pela Câmara nesta terça-feira, autoriza o Executivo Municipal a destinar, no mínimo, 5% das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha para jovens casais entre 18 e 29 anos ou arrimo de família. A proposta é de autoria do vereador Herculano Borges (PSD).

Outra proposição mantida pelos vereadores é a que dispôe sobre a crianção do Fundo Municipal de Manutenção e Recuperação de Vias Públicas de autoria do vereador Marcos Alex, do PT. Ambas propostas passam a valer, bastando a regulamentação das matérias pelo Executivo Municipal.

Até agora, ao menos 15 vetos do prefeito Alcides Bernal a projetos aprovados pelos vereadores foram derrubados. A maioria das proposições são autorizativas, não obriga a Prefeitura a executá-la imediatamente, e sim, somente quando tiver condições para tal.

Na lista dos vetos derrubados até agora estão ainda os sobre os projetos de isenção do IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) para moradores de casas sociais e para quem tem câncer.

Veto sobre a reserva de cotas para negros e índios em concursos públicos do município também foi derrubado. Os parlamentares criticam a postura do prefeito, que tem vetado até proposições autorizativas.

“Vetar projeto autorizativa é falta de competência. Qual será o caminho é cassar o cassado”, questionou o vereador Mário César (PMDB) durante discurso na tribunal.

As criticas foram acompanhadas pelo vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, que disparou. “Acredito que existe uma falha, inclusive, na assessoria juridica para deixar vetar”, comentou.

Nos siga no Google Notícias