ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Em MS, Toffoli diz que Brasil sofre com "campanhas de desinformação"

Ministro criticou ataques às entidades democráticas e defendeu voto eletrônico, citando exemplo de EUA

Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 17/09/2021 13:14
Ministro do STF, José Antônio Dias Toffoli hoje, no TRE-MS. (Foto: Marcos Maluf)
Ministro do STF, José Antônio Dias Toffoli hoje, no TRE-MS. (Foto: Marcos Maluf)

A comemoração dos dez anos de fundação do Coje (Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral) teve o lançamento de um livro sobre o assunto e a presença do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), José Antônio Dias Toffoli.

Convidado por ser o responsável pela implantação das ouvidorias, o ministro disse que ouvir a população é importante e que o País vive uma “era da pós-verdade", com "campanhas de desinformação e ataques às entidades democráticas".

Durante o discurso, no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Toffoli disse que o papel da ouvidoria é importante, porque assegura que o trabalho da Justiça especializada esteja em sintonia com o que ela se propõe a fazer.

“Mais do que uma polarização política, vivemos um sectarismo político”, disse o ministro ao citar a invasão do Capitólio dos EUA (Estados Unidos da América), ocorrida no início deste ano, quando partidários do ex-presidente Donald Trump foram convocados a se reunirem em Washington, a capital norte americana, para protestar contra o resultado da eleição presidencial de 2020.

Ele comparou o protesto nos EUA ao momento político do Brasil. “Existe a emergência de movimentos sectaristas e foi preciso que a democracia defendesse a própria democracia. Movimentos antidemocráticos e golpistas de 7 de setembro apostam na desinformação e na memória curta das pessoas”, disse.

Toffoli disse ainda que é importante que as ouvidorias se unam para combater e esclarecer a desinformação. “Não podemos permitir que o ódio domine as instituições, pois o fim do diálogo é suicídio de uma nação”.

Além disso, o ministro defendeu o voto eletrônico. “É transparente, seguro e avançado”, afirmou, dando como exemplo a não eficácia do voto impresso, os desdobramentos da recontagem de votos no Arizona (EUA), que era para ser de 60 dias e já passa de cinco meses.

Aos interessados em se aprofundar no tema, Toffoli recomentou a leitura de um artigo na revista The New Yorker, com o título “Grande Financiamento por trás da Grande Mentira” - The Big Money Behind the Big Lie, em inglês.

O momento mais difícil durante o biênio à frente do STF, segundo o ministro, foi a abertura da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News, que investiga possível rede de disseminação de notícias falsas.

Novo livro - A publicação sobre os dez anos do Colégio de Ouvidores do TRE-MS é digital, por enquanto, mas, em breve, terá versão impressa.

A obra conecta pessoas que constroem as ouvidorias, que são pontes entre os cidadãos e os estabelecimentos públicos. Além do lançamento, foram entregues comendas à pessoas que prestaram serviços relevantes ao senso de justiça do país.

Nos siga no Google Notícias