ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Em posse no TJ, Reinaldo anuncia parceria entre Judiciário e Procon-MS

Acordo será mais um firmado entre Estado e o Tribunal de Justiça e visa a solucionar demandas por meio da conciliação

Humberto Marques | 30/01/2019 19:40
Governador aproveitou posse de nova direção do TJMS para agradecer cooperações firmadas com o Judiciário. (Foto: TJMS/Divulgação)
Governador aproveitou posse de nova direção do TJMS para agradecer cooperações firmadas com o Judiciário. (Foto: TJMS/Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) antecipou na tarde desta quarta-feira (30) a formalização de convênio entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), visando acelerar a resolução de demandas por meio da conciliação. O anúncio foi feito durante discurso na sede do Judiciário estadual, durante ato de posse do novo corpo diretor do TJ, no qual aproveitou para agradecer a parceria entre o órgão e sua administração.

Em sua fala, o governador destacou as diferentes parcerias existentes entre o TJMS e o governo estadual, como os projetos “Mãos de Constroem” e “Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade”, que, por meio de acordos mediados pela Vara de Execuções Penais da Capital, usa mão de obra de internos e parte de seus salários para providenciar reformas e obras em prédios públicos, como unidades de segurança e escolas, “exemplos da utilização da mão de obra de apenados na área da Justiça e segurança e também da educação”, destacou.

Como resultado do convênio, Reinaldo enumerou as reformas de duas delegacias e obras em outras duas, bem como na Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco; e de dez escolas estaduais. “Em cinco anos de projeto foram economizados R$ 7 milhões e foram beneficiados 8.834 alunos”, frisou. O governador frisou, ainda a instituição do Malote Digital, um sistema eletrônico que permite o envio de decisões judiciais à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) que “já garantiu uma preciosa economia de R$ 2 milhões”.

Além desses resultados, ele destacou que “um novo e importante passo está para acontecer agora, com o convênio entre o Procon e o tribunal, para o funcionamento de unidade de atendimento da Justiça naquele órgão, de forma a agilizar os processos de mediação de conflitos entre consumidores e empresas”.

Solenidade lotou o plenário principal do TJMS. (Foto: Humberto Marques)
Solenidade lotou o plenário principal do TJMS. (Foto: Humberto Marques)

Não foi informado quando o projeto terá início –porém, o novo presidente do TJMS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, confirmou estar entre os objetivos da nova gestão da Corte um maior apoio às ações de conciliação, mediação e arbitragem, como meio de reduzir a carga de processos que chegam à Justiça e, assim, permitir mais celeridade nas respostas à população.

Agradecimento – Além de desejar sucesso a Paschoal e seus colegas na nova gestão do TJMS –o vice-presidente, desembargador Carlos Contar, e o corregedor, desembargador Sérgio Martins, também empossados nesta quarta-feira–, o governador agradeceu à direção anterior do tribunal, formada pelos desembargadores Divoncir Maran (presidente), Julizar Trindade (vice) e Contar (corregedor), pelo fato de, “nesses anos de grande dificuldade, esta Corte jamais faltou ao Estado”, sendo respeitada a independência dos poderes.

Depois, dirigindo-se aos novos gestores, ele destacou que “nossa magistratura tem dado inequívocas demonstrações de preciosa solidariedade ao governo e às causas públicas” no cenário de crise econômica que dominou os quatro últimos anos no país, forçando a tomada de “medidas duras, mas necessárias, e algumas inclusive impopulares” que impediram que a crise se espalhasse por Mato Grosso do Sul.

Reinaldo fez um breve balanço de atos de sua gestão tomados para otimizar a máquina e gerar economia –como as reformas administrativa e da Previdência, hoje seguidas por outros Estados–, frisando que, “ao contrário de outras unidades federativas, o Mato Grosso do Sul manteve-se de pé em meio a tempestade provocada pelo desarranjo econômico e pela crise de representação política sem precedentes em nossa história”.

Ao final, ele colocou o governo à disposição do Judiciário para parcerias, reforçando esperar também com a continuidade de cooperações já instituídas.

Nos siga no Google Notícias