A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

09/12/2010 20:37

Em São Paulo, Nelsinho Trad conquista o título de prefeito inovador de 2010

João Humberto
Nelsinho Trad disputou a final do prêmio com prefeitos de Salvador e Rio de Janeiro. (João Garrigó).Nelsinho Trad disputou a final do prêmio com prefeitos de Salvador e Rio de Janeiro. (João Garrigó).

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) recebeu há pouco o prêmio Prefeito Inovador 2010, promovido pelo MBC (Movimento Brasil Competitivo). A prefeitura de Campo Grande concorria com mais outras 19 prefeituras e chegou à final, disputando com Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Nelsinho recebeu o prêmio das mãos de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do MBC. Ele foi até São Paulo (SP) com o secretário municipal de Finanças, Paulo Nahas.

Em telefonema feito ao Campo Grande News, Nelsinho disse estar bastante emocionado em receber o prêmio e relatou sentir-se honrado em ter seu trabalho reconhecido a nível nacional. Ele dedica o prêmio a todos os campo-grandenses e também à sua equipe política.

“Fico muito feliz em saber que as nossas ações são importantes e mais feliz ainda por poder disputar o prêmio com prefeitos altamente qualificados como os de Salvador e Rio de Janeiro, sendo o escolhido”, esclareceu, após premiação realizada no Grand Hyatt Hotel.

O prêmio destaca os projetos e ações desenvolvidas pelas prefeituras finalistas no processo de inclusão digital em todo o território nacional. Os organizadores designaram uma equipe especializada para visitar as cidades inscritas e realizarem a avaliação, que ficou dividida nas seguintes categorias: até 25 mil habitantes, entre 25 e 200 mil e acima de 200 mil habitantes.

Segundo o MBC, o critério para escolha dos municípios tem como base as ações das prefeituras participantes em sua busca para informatizar os serviços da administração pública e a efetividade na implementação de cada projeto. Como Campo Grande foi a cidade vencedora, a prefeitura ganhou 100 computadores da linha Classmate PC, equipados com processador Intel Atom.

O prêmio Prefeito Inovador entende que a qualidade da gestão de informação no serviço público municipal reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido aos habitantes de sua cidade. Demonstra também a abrangência de utilização da TI (Tecnologia da Informação) nos diversos sistemas organizacionais das prefeituras municipais, resultando em inúmeras vantagens para o poder público e a população.

Foram selecionadas as prefeituras de Governador Celso Ramos, Brusque e Rio do Sul (SC), Ivoti (RS), Maringá e Londrina (PR), Pacatuba e Itapipoca (CE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Betim, Poços de Caldas e Patrocínio (MG), Sorocaba, Presidente Prudente, Süd Menucci, São José dos Campos, São Carlos, Ibitinga e São Sebastião da Grama (SP) e Campo Grande. Na primeira edição do prêmio realizado em 2009, a prefeitura de São Carlos (SP) foi a grande premiada.

Projetos da Capital - Entre os critérios avaliados pelo MBC, as ações que deram destaque para Campo Grande, a fim de que fosse selecionada e consequentemente premiada, foram: educação, meio ambiente, saúde, gestão de programas, ações e sistemas da prefeitura, planejamento estratégico, transparência e gestão orçamentária, atendimento e serviços ao cidadão e a sociedade e melhoria do ambiente e negócios.

Entre diversos projetos de modernização e inclusão digital desenvolvidos pela prefeitura de Campo Grande, podem ser destacados: a informatização por meio de laboratórios de informática com, no máximo, dois alunos por computador, nas 93 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino); central permanente de matrícula e matrícula digital que permite aos pais garantir a vaga do aluno por meio da internet ou pelo telefone; duas escolas de tempo integral com proposta de ensino voltado à tecnologia apoiado a uma plataforma de ensino virtual em Web 2.0; capacitação dos professores em tecnologia da informação com aulas presenciais e à distância, bem como o projeto “Internet Morena”, com pontos de acesso à internet (hotspots), liberada para a população na área central e em alguns pontos turísticos da cidade.

As ferramentas digitais também foram analisadas nas áreas de meio ambiente, com destaque para o uso ferramenta de Geoprocessamento para planos de manejo das Apas (Áreas de Proteção Ambiental) e controle de praças e áreas verdes; saúde, cujo projeto de grande valia é o sistema de gestão da saúde pública, interligando toda a rede de saúde do município, promovendo a gestão, planejamento e controles administrativos, bem como do prontuário dos pacientes.

Na área organização operacional, pode ser detalhado o Sisgran (Sistema de Indicadores Georreferenciados), desenvolvido pelo IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), utilizado no apoio à gestão de ações e planejamento socioeconômico com resultados publicados na internet para a população.

Também foram analisados projetos de transparência e gestão orçamentária, atendimentos e serviços ao cidadão e população, além da melhoria de ambiente e negócios.



Parabéns a equipe da prefeitura que apresentou o projeto ao Movimento Brasil Competitivo.
 
Angelo Mateus em 10/12/2010 11:38:10
Sou militar da ativa e sirvo atualmente na cidade do Rio de Janeiro. Tive, ao correr dos meus 26 anos na Marinha, a oportunidade de servir e visitar quase todas as capitais do Brasil, exceção seja feita as cidades de Palmas, Brasília, e goiânia.
Nenhuma destas cidades visitadas exerceu sobre a minha pessoa tal fascínio como a cidade de Campo Grande, não somente pela beleza de suas praças "super arborizadas" , nem por suas ruas limpas e largas, nem pelas novíssimas estruturas de suas contruções civis, mas quero ressaltar o que mais me chamou atenção foi o brilho nos olhos de um jovem prefeito chamado Nelson Trad.
A satisfação em seu rosto de estar gerenciando esta cidade é algo fora do comum, é notório o amor e a dedicação com que o prefeito Nelson Trad conduz esta bela cidade.
Não é de se estranhar o recebimento deste prêmio, como também se Campo grande vier a ser referência mundial em qualidade de vida, pois só precisaríamos de sussessores que seguissem o exemplo deste talento inovador chamado de "Nelson Trad".
Quero complementar dizendo que conheço o segredo do seu sucesso que é "FAZER COM AMOR".
 
Cleto Jácome Pajeu em 10/12/2010 10:19:25
HÁ QUEM CRITIQUE, MAS CAMPO GRANDE TEM UM BOM PREFEITO. TAVEZ NÃO SEJA POSSIVEL SANAR TODOS OS PROBLEMAS PORQUE SÃO MUITOS, MAS É VISÍVEL A MUDANÇA EM NOSSA CAPITAL.
 
LUCAS GOMES ANDRADE em 10/12/2010 09:51:17
Parabéns Prefeito nelsinho trad!!!!!
 
Alex Correa em 10/12/2010 08:42:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions