A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

18/03/2013 17:26

Em vez de enxugar, Bernal criará mais duas secretarias municipais

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Durante solenidade esta manhã, Bernal anunciou as duas novas secretarias (Foto: Marcos Ermínio) Durante solenidade esta manhã, Bernal anunciou as duas novas secretarias (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) anunciou, nesta manhã, durante a sansão da lei que muda a Lei do Silêncio para permitir shows na Expogrande, que vai criar mais duas secretarias na estrutura da Prefeitura de Campo Grande. “Vou criar a Secretaria de Juventude e a Secretaria da Mulher”, afirmou o prefeito, durante a solenidade.

Com o anúncio, o prefeito contraria seu discurso de enxugamento da estrutura de governo, aumentando o número de cargos de comando.

Segundo Bernal, as duas novas secretarias terão estrutura reduzida e sua criação tem a finalidade de deixar a administração municipal mais “nivelada” com o modelo existente no governo federal. “E no caso da Secretaria da Mulher é que a mulher precisa dessa atenção maior”, acrescentou o prefeito.

Existem 22 secretarias ou agências equiparadas na administração municipal de Campo Grande. Com a criação de mais duas pastas, a estrutura da prefeitura ficará um pouco mais pesada, com 24 órgãos. Hoje a prefeitura tem cerca de 17 mil servidores públicos. Algumas secretarias, porém, ainda não têm secretário definido ou estão com titular de outra pasta acumulando o cargo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio está, até hoje, sem titular, assim como a Chefia de Gabinete. Já a Secretaria de Governo e Relações Institucionais é comandada cumulativamente pelo secretário de Receita, Gustavo Freire.

Também acumula cargos o secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, que também é presidente da Agência de Prestação de Serviços à Saúde, e o secretário de Administração, Ricardo Trefzger Ballock, que preside o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG).

Equipe a conta-gotas - O prefeito Alcides Bernal teve muita dificuldade de montar sua equipe de governo. Antes de tomar posse, ele só havia definido os nomes dos responsáveis de sete das 24 secretarias e agências: Semed (Secretaria Municipal de Educação), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Semre (Secretaria de Receita), Seplanfic (Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle), Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Funsat (Fundação Social do Trabalho).

No primeiro dia útil do ano, Bernal anunciou o nome do secretário de Administração. No final da mesma semana, revelou os nomes dos titulares da SAS (Secretaria de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), da Emha (Agência Municipal de Habitação) e da Ouvidoria Municipal, pasta que também não existia na gestão passada.

O desembargador aposentado Luiz Carlos Santini, 70 anos, foi anunciado no dia 7 de fevereiro pelo prefeito Alcides Bernal como o novo procurador-geral do Município. E foi nomeado com restrições, já que por ter sido membro e ex-presidente do Tribunal de Justiça está, por efeito de “quarentena” constitucional, impedido de atuar judicialmente em segundo grau no Estado.

Só no dia 25 de fevereiro, Bernal nomeou Katia Maria Moraes Castilho para a presidência da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, cargo que estava sendo ocupado, cumulativamente, pelo secretário de Obras, Semy Ferraz. E Kátia só assumiu a Agetran para valer 16 dias depois, já que estava ainda resolvendo pendências em sua cidade, Juiz de Fora (MG).

 



Significa que a prefeitura já era inchada de secretarias ? Culpa das administrações anteriores, ora bolas !
 
Lucia Martins Coelho em 19/03/2013 09:47:08
que decepção em Bernal!!!seu governo deveria mudar o slogan: Os POLÍTICOS EM 1ºLUGAR!!!! por que o povo vem em ULTIMO!!!
 
rafael arruda em 19/03/2013 09:41:34
Secretaria da mulher é coisa pop. Ele vai criar isso porque as lutas do feminismo estão cada vez mais fortes. Mas sim, até que é necessária. Da juventude, bem , deixa eu contar uma coisa. Conselho Tutelar não resolve casos de reeducação, nem a policia. Quem faz esse trabalho é o SAS, e como ja tem, uma secretaria da juventude não é tão prioritária, pois o que ela faria é centralizar a ação desses tres órgãos.

Agora, ficar de mi³ por causa disso é pra matar hem. Quantos politicos acusados de atrocidades não estavam ocupando cargos na adm do PMDB? Muito mais que os da adm do Bernal no momento. Ele está procurando uma forma de resolver. Paciencia, mudanças levam tempo. Ademais, concordo com Luiz e Sergio. Além de que não da pra confiar na opnião de pessoas que não sabem nem escrever, não é.
 
Alessandro Massulo em 19/03/2013 09:22:17
ENTRA POLITICO SAI POLITICO, ELES SO SABEM GOVERNAR AUMENTANDO SECRETARIAS MINISTERIOS ETC UM BANDO DE INCOMPETENTES
 
Roberto nunes em 19/03/2013 09:18:39
É muiito facil criticar,na epoca que ocorre a expogrande e outros eventos que acontecem na acrisul o municipio perde muito dinheiro,esses eventos trazem toda a população de ms para estes eventos,então sou a favor sim que volte a ter estes shows. O que ocorre ao redor da acrisul teve ser monitorado,já vimos cenas horrendas na frente do local ao vai haver qualquer show,(isso não acontece só ali). Eu não votei no Bernal porque achei (e ainda acho) que ele ainda não esta qualificado para tamanha responsabilidade.Mais nem por isso vou detonar todas decisões dele.Foi a população que escolheu isso,"quem inventa aguenta". Em relação a essas novas secretarias,por um lado é bom e por outro e muito contraditorio.Os jovens hoje estão muito seem vergonhas porque tem direito a tudo,e cadê os deveres?!né
 
Tathiane Martins em 19/03/2013 09:08:39
Isso mesmo Mateus Souza concordo com você.
 
ROSANE PETERSEN em 19/03/2013 08:55:38
Pode até ser, mas pelo menos os funcionários fantasmas foram todos embora. Esses, estão enxugados de vez. Dava muita raiva disso.
 
Paulo Miranda em 19/03/2013 08:41:42
Aumentou o nùmero de Vereador sem necessidade e não vi ninguém reclamar.O Município está crescendo e junto tem que haver desenvolvimento; o que precisa é disciplinar gastos e funções. Hoje o MPE e Federal estão livres para investigar e corrigir erros, não precisa de você ficar chorando, criticando sem saber o porquê; no final a maioria chora por falta das gorduras.
 
luiz alves em 19/03/2013 08:37:14
Certamente os leitores que reclamam de despesas do prefeito provavelmente reclama das despesas do governador, e as duas pastas que serão criadas para o Nelsinho e Simone, como fica? quando o prefeito demite alguns comissionados os bocas aberta de plantão reclamam, e quando o governador abre o seu saco de maldade ninguém escreve nada,"03/01/2013 15h07 - Atualizado em 03/01/2013 15h07
Governador André Puccinelli demite 1,8 mil comissionados" são medíocres os vossos comentários.
 
sergio falei em 19/03/2013 08:31:18
Ainda bem que temos promotores publico defendendo a sociedade,pois os nossos vereadores aprovarão a farra da exposição de interreses particulares que ainda esfolam a população com valores exorbitantes que frequenta o local e que pertuba toda a população em mais de 7 km de distancia depedendo da posição do vento.Nosso prefeito deveria houvir os conselhos regionais e o C.M.D.U pois estes setores estão mais proximo dos interreses da população,
 
Edjalma Fossati Chaves em 19/03/2013 07:30:59
E tem gente que comenta que esta gostando o que esse fanfarão esta "fazendo" na gestão dele como prefeito! não é atoa que elegem um despreparado para prefeito de uma cidade igual Campo Grande.
 
Décio Azevedo em 19/03/2013 06:50:27
Bernal governador? Julio Junior para o hospicio.
 
francisco guimaraes em 19/03/2013 05:46:52
Secretarias necessárias, defesa e promoção da juventude e mulher ! Reclamam de mais esse povo ! Parabéns Bernal.
 
Lallitty Pontes em 19/03/2013 05:12:11
Eu não entendo as atitudes do BERNAL, Nomeia um Desembargador aposentado, com restrição por estar em quarentena, nomeia um secretário envolvido em escândalos de propinas, coloca na chefia da Agência Municipal de Trânsito uma pessoa que nem conhece nossa cidade, faz compras sem licitação, reclama que não tem dinheiro, porém faz contratação de pessoal alegando "SITUAÇÃO EMERGENCIAL"; agora vai criar duas secretarias, sendo uma voltada às mulheres, PORQUE ELAS PRECISAM DE UMA ATENÇÃO MAIOR.
O discurso dele é muito bonito em relação a valorização da mulher, porém um um dos seus primeiros atos foi revogar a nomeação de mulheres Assistentes Sociais, QUE FORAM APROVADAS EM CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS da PMCG.
Com a palavra o MPE.
 
Carlos Silva Oliveira em 19/03/2013 00:03:59
É ISSO AÍ, ACABOU A "DINASTIA ANDRÉ E NELSINHO", E QUEM TINHA OS CARGUINHOS POLITICOS QUE SE...
 
BRUNO ROMEU em 18/03/2013 22:49:53
É para isso que o povo votou nele, para mudar alguma coisa, se quisessem continuação votavam no outro.
 
Julio Leopoldo da silva em 18/03/2013 22:45:47
Até onde consigo ver, a principal mudança está sendo a da moradia do Prefeito, que está deixando uma casinha no Jd. Paulista e indo morar em um apartamento de alto luxo atrás do shopping no valor de quase 2 MILHÕES DE REAIS. Até onde isso vai???
 
Junior Sousa em 18/03/2013 22:29:57
IMPEACHMENT URGENTE ACORDA CAMPO GRANDE TA EM TEMPO
 
carlos gomes em 18/03/2013 21:02:17
Imaginem o que fariam essas secretarias...
 
Geraldo Gomes em 18/03/2013 20:27:02
Secretaria da mulher e da juventude? Será que ele não sabe que já existe conselho tutelar e delegacias em prol dessas causas? Seria melhor criar secretarias para melhoria dos buracos asfálticos, auditoria para agilidade ao andamento dos processos da Prefeitura, colocação de câmeras nos principais pontos da nossa Capital, melhoria do ensino escolar na rede Municipal entre outras mudanças que tornam-se necessárias para o desenvolvimento de Campo Grande. Fala sério hein, como diz o ditado serviço para "inglês ver"...
 
Thamirys Padilha em 18/03/2013 20:24:59
não votei no Bernal, mas torço para dar certo porque quero CG sempre melhor. Só quero que os eleitores do PMDB relembrem que quando o André entrou muitas familias passaram fome quando ele cancelou varios contratos e beneficios mas depois ele fez e esta fazendo um bom trabalho, então vamos dar mais um tempo para o atual prefeito
 
Francisco Dórea em 18/03/2013 20:08:45
Alguém tinha dúvidas que o Bernal começaria a mostrar suas pretenções. Agora gostara de uma justificativa plausivel para esse aumento de despesa com mais comissionados. Bernal que decepção com seu governo.
 
Marco Figueira em 18/03/2013 19:23:52
ESTA CORRETO,
É ISSO AI
VC TEM FAZER O NECESSARIO
NOS ESTAMOS GOSTANDO DAS MUDANÇAS
O POVO QUERIA MUDANÇA ESTA ACONTECENDO
PARABENS
BERNAL PARA GOVERNADOR
POR MUDANÇAS
 
JULIO JUNIOR em 18/03/2013 17:53:32
Mostrando as garras, Quem elegeu que leve para casa!!!
 
Mateus Souza em 18/03/2013 17:51:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions