ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Em vez de enxugar, Bernal criará mais duas secretarias municipais

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 18/03/2013 17:26
Durante solenidade esta manhã, Bernal anunciou as duas novas secretarias (Foto: Marcos Ermínio)
Durante solenidade esta manhã, Bernal anunciou as duas novas secretarias (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) anunciou, nesta manhã, durante a sansão da lei que muda a Lei do Silêncio para permitir shows na Expogrande, que vai criar mais duas secretarias na estrutura da Prefeitura de Campo Grande. “Vou criar a Secretaria de Juventude e a Secretaria da Mulher”, afirmou o prefeito, durante a solenidade.

Com o anúncio, o prefeito contraria seu discurso de enxugamento da estrutura de governo, aumentando o número de cargos de comando.

Segundo Bernal, as duas novas secretarias terão estrutura reduzida e sua criação tem a finalidade de deixar a administração municipal mais “nivelada” com o modelo existente no governo federal. “E no caso da Secretaria da Mulher é que a mulher precisa dessa atenção maior”, acrescentou o prefeito.

Existem 22 secretarias ou agências equiparadas na administração municipal de Campo Grande. Com a criação de mais duas pastas, a estrutura da prefeitura ficará um pouco mais pesada, com 24 órgãos. Hoje a prefeitura tem cerca de 17 mil servidores públicos. Algumas secretarias, porém, ainda não têm secretário definido ou estão com titular de outra pasta acumulando o cargo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio está, até hoje, sem titular, assim como a Chefia de Gabinete. Já a Secretaria de Governo e Relações Institucionais é comandada cumulativamente pelo secretário de Receita, Gustavo Freire.

Também acumula cargos o secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, que também é presidente da Agência de Prestação de Serviços à Saúde, e o secretário de Administração, Ricardo Trefzger Ballock, que preside o Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande (IMPCG).

Equipe a conta-gotas - O prefeito Alcides Bernal teve muita dificuldade de montar sua equipe de governo. Antes de tomar posse, ele só havia definido os nomes dos responsáveis de sete das 24 secretarias e agências: Semed (Secretaria Municipal de Educação), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Semre (Secretaria de Receita), Seplanfic (Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle), Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) e Funsat (Fundação Social do Trabalho).

No primeiro dia útil do ano, Bernal anunciou o nome do secretário de Administração. No final da mesma semana, revelou os nomes dos titulares da SAS (Secretaria de Políticas e Ações Sociais e Cidadania), IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), da Emha (Agência Municipal de Habitação) e da Ouvidoria Municipal, pasta que também não existia na gestão passada.

O desembargador aposentado Luiz Carlos Santini, 70 anos, foi anunciado no dia 7 de fevereiro pelo prefeito Alcides Bernal como o novo procurador-geral do Município. E foi nomeado com restrições, já que por ter sido membro e ex-presidente do Tribunal de Justiça está, por efeito de “quarentena” constitucional, impedido de atuar judicialmente em segundo grau no Estado.

Só no dia 25 de fevereiro, Bernal nomeou Katia Maria Moraes Castilho para a presidência da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, cargo que estava sendo ocupado, cumulativamente, pelo secretário de Obras, Semy Ferraz. E Kátia só assumiu a Agetran para valer 16 dias depois, já que estava ainda resolvendo pendências em sua cidade, Juiz de Fora (MG).

Nos siga no Google Notícias