A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

26/11/2014 19:00

Encontro de vereadores debate função do legislativo nos municípios

Ludyney Moura
Advogado disse Ministério Público recebe mais denúncias que as Câmaras (Foto: Divulgação)Advogado disse Ministério Público recebe mais denúncias que as Câmaras (Foto: Divulgação)

Um encontro promovido pela UCV-MS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), na Câmara de Ponta Porã, vai discutir de hoje (26) até a próxima sexta-feira (28) o papel dos parlamentares na gestão dos municípios.

"É importante que eles tenham ferramentas, o mínimo de conhecimento das atividades atribuídas ao Executivo para que possam acompanhar todo o trabalho feito pelos prefeitos", ressaltou um dos palestrantes do encontro, o advogado Jean Phierre Vargas, especialista em direito público e eleitoral.

Vargas afirmou aos parlamentares que as Câmaras Municipais precisam oferecer à população um canal mais frequente para apresentação de denúncias relacionadas à gestão da coisa pública, papel este que tem sido feito quase que exclusivamente pelo Ministério Público.

"O povo está atribuindo ao Ministério Público uma condição melhor e maior de fiscalizar e muitos não têm o conhecimento de que a Câmara Municipal possui também a atribuição de fiscalizar, dotada de mecanismos jurídicos para apreciar, processar e julgar as denúncias e de forma muito mais rápida", frisou.

Apesar desta realidade, o advogado lembrou aos participantes do encontro, que no legislativo os processos tramitam mais rápido que judiciário, devido ao procedimentos legais da atribuição parlamentar. "Isso não impede que o MP continue a ser procurado para receber essas denúncias, mas as Câmaras passarão a receber mais denúncias do que recebe hoje".

Dentre as palestras que os vereadores terão acesso estão questões ligadas à administração do município, o papel fiscalizador do legislativo, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal e temas como a acesso à informação e transparência.

"É importante ressaltar que esses encontros promovidos pela União de Câmaras são de extrema importância, porque tem oferecido ao segmento temas e informações relevantes e atuais que buscam qualificar o vereador para prestar um serviço de qualidade para a população", finalizou Jean Phierre.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions