ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Política

Equipe econômica vai ao Congresso detalhar nova política industrial

Agência Câmara | 03/08/2011 08:17

A presença da equipe no Plenário reforça as declarações dos líderes governistas de que as medidas econômicas serão o foco deste segundo semestre.

A Câmara dos Deputados vai converter parte da sessão plenária da próxima terça-feira (9) em comissão geral para que os ministros da equipe econômica expliquem as medidas para conter os impactos, no Brasil, da crise dos Estados Unidos e da Europa. Também devem falar sobre a nova política industrial anunciada nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff.

“A partir desse debate, poderão ser definidas algumas ações do Parlamento para ajudar o Brasil a enfrentar a crise internacional”, avaliou o presidente da Câmara, Marco Maia. Ele lembrou ainda que a implementação da política industrial passa pelo Congresso. “O Legislativo se compromete em debater o tema com a seriedade e a celeridade necessárias para viabilizar um maior desenvolvimento do setor”, disse.

A presença da equipe no Plenário reforça as declarações dos líderes governistas de que as medidas econômicas serão o foco deste segundo semestre. São esperados o ministro da Fazenda, Guido Mantega; da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; e do Desenvolvimento, Fernando Pimentel; além de outros convidados indicados pelos partidos.

O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), avalia que o evento vai permitir que a oposição também dê suas soluções para conter a inflação. “No bojo dessa discussão internacional, queremos dar nossa opinião sobre política macroeconômica, política de juros e inflação”, disse.

Crise internacional - Os ministros devem explicar como o governo se prepara contra os reflexos das crises dos Estados Unidos e da Europa. A queda do dólar e as medidas de controle da inflação também poderão ser abordadas.

Os Estados Unidos conseguiram, depois de semanas de indefinição, um acordo para aprovação de lei que eleva o teto da dívida pública, encerrando um impasse que poderia levar a um calote inédito do governo norte-americano. O presidente Barack Obama sancionou a lei ontem, logo após a aprovação pelo Senado – o texto havia sido aprovado pela Câmara na segunda-feira (1º).

Além dos Estados Unidos, países europeus também enfrentam problemas para honrar os seus compromissos. É o caso de Portugal, Irlanda, Grécia e Espanha, que tiveram de aprovar pacotes austeros para tentar manter o equilíbrio de suas economias.

Política industrial -

Outro ponto a ser discutido na comissão geral é a nova política industrial, que reduz impostos para setores sensíveis à queda do dólar e libera recursos para a ampliação do financiamento à inovação.

Entre as principais medidas anunciadas nesta terça-feira está a desoneração da folha de pagamentos de setores sensíveis ao câmbio, com alta competitividade externa e intensivos em mão de obra.

Nos siga no Google Notícias