ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Escândalo da Petrobras não atinge partidos do MS, dizem dirigentes

Ludyney Moura | 10/10/2014 18:15
Presidente estadual do PT, Paulo Duarte, estranha divulgação de delação em período eleitoral (Foto: Arquivo/CGNews)
Presidente estadual do PT, Paulo Duarte, estranha divulgação de delação em período eleitoral (Foto: Arquivo/CGNews)
Já Júnior Mochi, presidente regional do PMDB, pondera que se houve corrupção culpados devem punidos (Foto: Marcos Ermínio)
Já Júnior Mochi, presidente regional do PMDB, pondera que se houve corrupção culpados devem punidos (Foto: Marcos Ermínio)

As denuncias de corrupção na maior estatal do país, a Petrobras, não devem atingir os diretórios regionais do partidos que foram citados como beneficiários diretos das propinas cobradas por diretores da empresa, pelo menos é o que acreditam os presidentes regionais das legendas, PT, PMDB e PP.

O presidente estadual do PT, Paulo Duarte, negou que o partido tenha se beneficiado dos supostos desvios. “Primeiro que esse é um vazamento criminoso, tudo combinadinho. Um script feito para prejudicar. Coincidentemente às vésperas da eleição vaza algo que tramita em absoluto sigilo. É o jogo do vale tudo, acusação de uma pessoa que está fazendo de tudo para não ser presa”, declarou o petista.

O presidente regional do PMDB, deputado Júnior Mochi, afirmou que desconhece o teor das investigações. “Que eu saiba o PMDB de Mato Grosso do Sul não usufruiu de dinheiro ilícito. Mas, não vou fazer nenhuma manifestação sem acesso às informações. O PMDB é um partido grande, presente em todo o Brasil, formado de pessoas de todas as formas, e se houve algo errado os que receberam responderão por isso”, destacou Mochi.

Alcides Bernal, prefeito cassado da Capital e presidente estadual do PP, se recusou a atender a reportagem.

Esquema - As gravações feitas pela Justiça Federal com o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, revelam que diretores da estatal cobravam 3% de propina para fechar contrato com empresas prestadoras de serviço.

Costa e o doleiro Alberto Yoyssef, principais delatores dos supostos esquemas de corrupção envolvendo a estatal, afirmaram em depoimento que PT, PMDB e PP, recebiam propinas.

Os depoimentos fazem parte do processo sobre desvio e lavagem de dinheiro na refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, que até hoje não foi concluída, e que tinha Paulo Roberto Costa como chefe. Os três partidos citados seriam responsáveis pela indicação de diretores da Petrobras, e em troca recebiam percentual do valor da obra.

Durante os depoimentos, Costa e Youssef citam agentes políticos do PT como o ex-ministro José Dirceu e o tesoureiro nacional da sigla, João Vaccari. Nacionalmente, o partido repudiou as acusações e negou ter recebido dinheiro de corrupção, e afirmou que todas as doações que chegaram ao caixa petista respeitaram as normas legais.

As direções nacionais do PMDB e PP declararam que desconhecem o teor da denúncia porque não tiveram acesso ao conteúdo da delação.

Nos siga no Google Notícias