ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Política

Estado vai oferecer delação para quem contribuir com investigação interna

Decreto prevê penalidades e multas para empresas que cometeram irregularidades contra o governo

Mayara Bueno | 12/12/2017 07:43
Governadoria, no Parque dos Poderes. (Foto: Paulo Francis).
Governadoria, no Parque dos Poderes. (Foto: Paulo Francis).

O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou decreto determinando apurações e responsabilização de empresas por eventuais crimes na execuções de contratos com o Estado. O texto prevê ainda a elaboração de acordos de leniências - colaboração premiada - para quem quiser contribuir com as investigações internas.

Conforme o documento divulgado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado, o acordo poderá ser celebrado entre o governo e eventuais empresas que cometerem algum tipo de irregularidade contra o Estado.

A título de exemplo, em 2017, veio à tona o caso da JBS, que recebeu incentivos fiscais do governo de MS, mas não cumpriu sua parte como contrapartida. O caso segue em análise entra o Executivo e a empresa.

O objetivo de tal acordo, segundo o texto, é isentar ou atenuar as penalidades, "desde que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo".

Desta colaboração, deverão ser identificados os demais envolvidos na infração e obtenção de informações e documentos que comprovem a ilegalidade.

A medida foi decretada pela Procuradoria-Geral do Estado, instituição do Estado que vai comandar as investigações dos eventuais crimes e irregularidades cometidos.

O órgão deverá abrir um Processo Administrativo de Responsabilização diante de casos de ilegalidades. Caberá às autoridades máximas de cada autarquia e secretaria informar à Controladoria sobre problemas causados por empresas.

Sede da JBS em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Sede da JBS em Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Servidores serão convocados para contribuir com a investigação dos casos, traz o texto. As próprias pastas vão encaminhar as primeiras informações com a sugestão de arquivamento ou de instauração de um processo.

Se for o caso, o governo poderá entrar na Justiça para imposição de multas e condenações das empresas irregulares.

Ainda no âmbito do governo, estão previstas multas que poderão ser aplicadas. Os índices vão de 1% a 20% do faturamento bruto da empresa no último exercício financeiro antes da instauração do processo.

Acordo de leniência - A proposta para o acordo deverá ser apresentada de forma escrita, Procuradoria-Geral apontará um procurador para tocar o caso e uma comissão poderá ser fomada, de acordo com o decreto.

A colaboradora terá de fazer alterações em sua gestão de forma a extinguir as práticas que levaram às supostas ilegalidades, além de contribuir de fato com a investigação. Ainda conforme o texto, o acordo de leniência poderá isentar a empresa de penalidades e reduzir em até 2/3 da multa aplicada.

Na prática, acordos de colaboração e leniência são iguais. A diferença é que o primeiro tipo é fechado com o Poder Judiciário e tem participação do Ministério Público. O termo de leniência, por sua vez, é celebrado em âmbito administrativo - neste caso o governo - com empresas.

Nos siga no Google Notícias