ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Fábio Trad comemora criação de política de proteção aos autistas

Nyelder Rodrigues | 02/04/2013 21:10

O deputado federal sul-mato-grossense Fábio Trad (PMDB) comentou nesta terça-feira (4) que a criação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista vai permitir acesso a tratamento especializado na rede pública.

“Foi uma vitória sem precedentes para os milhares de brasileiros autistas e seus familiares, que sempre estiveram fora de todas as políticas públicas. Agora, finalmente, eles estão totalmente inseridos, como cidadãos que são, na sociedade brasileira, não só com deveres, mas também com direitos assegurados”, afirmou o deputado.

Nesta terça-feira (4), é comemorado o Dia Internacional do Autista, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) visando expandir a conscientização em relação à síndrome.

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, uma alteração que afeta a capacidade de comunicação, socialização e comportamento. Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento e afeta, em média, uma em cada 110 crianças nascidas.

Entre os direitos garantidos com a aprovação da diretriz, está a inserção social dos autistas, estímulo à entrada no mercado de trabalho desde que respeitadas as limitações da síndrome, acesso a atendimento multiprofissional e a medicamentos, direito a acompanhante em escolas de ensino regular e proteção previdenciária.

O projeto prevê ainda a inclusão dos estudantes autistas nas classes comuns de ensino regular e o atendimento educacional especializado gratuito quando não for possível a inserção em classes comuns.

Nos siga no Google Notícias