ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Governador vai sancionar amanhã santa como padroeira do Estado

Solenidade vai ocorrer durante a novena de Nossa Senhora de Perpétuo Socorro

Leonardo Rocha | 26/12/2017 12:20
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai virar padroeira do Estado (Foto: André Bittar)
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vai virar padroeira do Estado (Foto: André Bittar)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deve sancionar amanhã (27), a partir das 9h, a lei estadual que institui a Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, como padroeira de Mato Grosso do Sul. A solenidade vai ocorrer na igreja, durante a tradicional "novena", em Campo Grande.

O evento deve contar com a participação do autor da lei, o deputado Paulo Siufi (MDB), assim como do presidente da Assembleia, Junior Mochi (MDB). "Foi um projeto que teve 15 deputados como co-autores, por isso vou convidar todo mundo para participar da sanção. Espero que todos possam comparecer", disse ele.

A assessoria da Igreja Perpétuo Socorro confirmou a sanção da lei, inclusive ressaltando que o cerimonial do governo entrou em contato com eles hoje (26), para acertar os detalhes da solenidade, que vai ocorrer durante a novena. Elas (novenas) começam a ser realizadas a partir das 9h e seguem até às 23 horas.

Padroeira - O autor do projeto mencionou que muitas cidades do Estado já têm seus respectivos padroeiros, mas que não havia um para o Estado. Ele indicou o nome da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em função dos milhares de fiéis em Mato Grosso do Sul, além de fazer parte da história e cultura do Estado.

O projeto teve a adesão de 15 deputados na Assembleia Legislativa, no entanto passou por um impasse na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O relator da matéria, Lídio Lopes (PEN), chegou a deixar a relatoria, por alegar que muitos católicos tinham o procurado pedindo que fosse escolhido outro padroeiro.

Lídio chegou a sugerir na comissão, que a Assembleia promovesse uma pesquisa diante dos católicos, para que eles escolhessem quem seria a padroeira do Estado. Esta questão não foi levada para frente e o projeto seguiu para votação em plenário.

Na penúltima sessão do ano, no dia 20, os deputados aprovaram a matéria, com apenas um voto contra, do deputado Maurício Picarelli (PSDB). Além dele, o próprio Lídio e Herculano Borges (SD) criticaram a proposta, ao dizerem que receberam reclamações de outros fiéis.

O líder da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o padre Dirson Gonçalves, comemorou a aprovação. "Se eu morresse hoje à tarde, morreria feliz. Porque deixamos Nossa Senhora oficialmente padroeira do Estado. É uma coisa que não tem preço".

Nos siga no Google Notícias