ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Governo aposta em regionalização da saúde para combater gargalos do SUS

A ideia é instituir um novo modelo de gestão da saúde pública com os 79 municípios

Lucas Junot | 21/03/2017 15:22
Ao lado do secretário Nelson Tavares, Reinaldo Azambuja lembra que a Caravana da Saúde levou atendimento às pessoas, nos onze polos regionais e também deflagrou a reestruturação da saúde estadual (Foto: Chico Ribeiro/ Secom)
Ao lado do secretário Nelson Tavares, Reinaldo Azambuja lembra que a Caravana da Saúde levou atendimento às pessoas, nos onze polos regionais e também deflagrou a reestruturação da saúde estadual (Foto: Chico Ribeiro/ Secom)

O governador Reinaldo Azambuja quer promover a pactuação regional da saúde entre o Estado e os municípios para otimizar recursos financeiros e reestruturar a rede de atendimento à população com planejamento e eficiência. A ideia é instituir um novo modelo de gestão da saúde pública com os 79 municípios.

“Estamos equipando os polos regionais, com mais leitos e aparelhos para exames complexos, e fazendo parcerias com a rede hospitalar, mas é preciso avançarmos mais, por isso estamos aqui abrindo esse diálogo com os prefeitos e definirmos qual a melhor política pública para a saúde”, disse o governador. Ele enfatizou que nesse momento de crise, onde a receita não cresce enquanto as demandas avolumam, é preciso construir consórcios e dividir responsabilidades.

De acordo com Azambuja, alguns gargalos fragilizam o SUS (Sistema Único de Saúde), motivo pelo qual a meta é a reestruturação da rede de saúde por meio da regionalização.

“Os gestores devem pensar para dentro da estrutura da saúde em seus municípios, alguns mantendo hospitais que apresentam baixam resolutividade a um custo altíssimo, o que nos parece inconcebível, enquanto a maioria está gestionando orçamentos de dois anos para cá, como faz o Estado”, alertou o governador. Segundo ele, nesse momento de dificuldades é preciso construir parcerias como alternativa para descomprimir os municípios e garantir uma saúde de qualidade.

Reinaldo Azambuja lembra que a Caravana da Saúde levou não apenas atendimento digno às pessoas, nos onze polos regionais, mas também deflagrou a reestruturação da saúde estadual e sua regionalização, que depende da compactuação dos municípios, como Amambai, Ivinhema e Fátima do Sul, onde hospitais locais estão realizado cirurgias eletivas por meio de parcerias com a secretaria de Saúde.

“Estamos implantando um polo de hemodiálise em Naviraí, vamos investir mais de R$ 4 milhões em Corumbá com a construção de uma nova unidade na Santa Casa, com 38 leitos, incluindo a UTI neonatal”, anunciou. “E enquanto não fica pronto o Hospital Regional de Dourados, cuja licitação vamos autorizar nos próximos dias, o Hospital São Luiz, locado pelo Estado, terá gestão de uma OS (organização social), para que melhore o atendimento e possa fazer até 600 cirurgias/mês”, completou.

Nos siga no Google Notícias