ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governo fez até edição extra do DO para anular cedência

Redação | 27/02/2008 16:30

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, usou um expediente pouco comum para impedir que o engenheiro agrônomo David Lourenço tomasse posse como superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), para o qual foi nomeado na sexta-feira, para substituir Nereu Fontes, que estava na função há 5 anos. Puccinelli lançou mão de uma edição extra do Diário Oficial do Estado, que saiu no sábado, para publicar um ato que revoga decreto anterior cedendo David para o governo federal.

Com isso, ele fica impedido de assumir a função no Ibama, porque equivaleria a um acúmulo de cargos públicos, o que é vetado por lei.  Lourenço, segundo o Campo Grande News apurou, é cotado para a superintendência do Ibama desde outubro do ano passado. O ex-superintendente Nereu Fontes chegou a ser avisado sobre sua saída, o que não aconteceu por conta da necessidade de que,  antes da nomeação de David, houvesse a cedência por parte do governo de Mato Grosso do Sul.

Essa cedência, para a Presidência da República foi oficializada em dezembro. Agora, o governador resolveu desfazer o ato. A decisão teria sido uma retalização por não ter sido consultado para a troca do superintendente do Ibama. Puccinelli tem um outro escolhido para a função, o irmão do deputado federal Waldemir Moka, Waldir Miranda.

Desde sexta-feira, o Ibama de Mato Grosso do Sul, está sob o comando do superintendente-substituto, Márcio Yule, uma vez que Nereu Fontes já deixou a função.  A direção nacional do Ibama em Brasília foi consultada, mas não deu resposta ainda sobre como ficará a situação. David Lourenço está  na capital federal também e não comentou o assunto.

O Diário Oficial do Estado que anulou a cedência dele para o governo federal tem 15 páginas, contra uma média superior a 50 páginas do jornal oficial. Edições aos sábados são raras. Essa foi a primeira do ano. No ano passado, houve uma em outubro.

Nos siga no Google Notícias