ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Governo prepara assinatura dos contratos de gestão para 2017

Lucas Junot | 01/04/2017 18:47
Para o superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Nogueira, a experiência do contrato de gestão nos dois primeiros anos de governo levou a um amadurecimento das pessoas e das instituições (Foto: Jéssika Machado/Secom)
Para o superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Nogueira, a experiência do contrato de gestão nos dois primeiros anos de governo levou a um amadurecimento das pessoas e das instituições (Foto: Jéssika Machado/Secom)

A Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) reuniu, nesta semana, os pontos focais das Secretarias para os últimos acertos visando a consolidação dos contratos de gestão 2017. No encontro também foram tratados pontos como a avaliação dos resultados dos contratos do ano passado, as alterações no modelo de gestão, o calendário até as assinaturas dos contratos e a proposta de contrato interno como forma de ampliar o alcance da gestão estratégica na rotina das Secretarias.

Para demonstrar a viabilidade do contrato interno, a servidora Hosilene Lubacheski apresentou o caso da SAD (Secretaria de Estado de Administração), que desde 2015 adotou o contrato interno como forma de concretizar projetos e aprimorar processos de relevância para instituição. Segundo a servidora, 90% das iniciativas pactuadas no contrato de 2016 da SAD foram efetivadas. “A diferença está no acompanhamento do líder, que é essencial nesse processo”, destacou Hosilene.

Para o superintendente de Gestão Estratégica, Thaner Nogueira, a experiência do contrato de gestão nos dois primeiros anos de governo levou a um amadurecimento das pessoas e das instituições: “Já sabemos que o contrato de gestão funciona perfeitamente como instrumento de gestão. Este ano estamos mais estruturados e mais experientes, o que vai permitir melhorias nos processos internos. Os Contratos de Gestão de 2017 devem conter essencialmente ações concretas que gerem benefício à sociedade, conforme recomendação do Governador”.

No ano passado, dos 14 contratos firmados (um total de 205 iniciativas), 71% das ações contratadas foram entregues até o final do ano, percentual considerado altamente positivo para avaliações desse gênero. “Temos absoluta convicção que a gestão do Estado passa por um processo de melhoria contínua. Estamos sempre revendo nossa forma de trabalhar para que o planejamento estabelecido resulte em eficiência da aplicação dos recursos públicos, ou seja, que a população tenha serviço público de qualidade e sustentável”, detalhou Thaner.

Contrato de Gestão – É a contratualização de resultados em que Secretários e o Governador definem as iniciativas e as metas de governo para um determinado exercício. Os contratos de gestão são individualizados por Secretaria e devem ser compostos de projetos e resultados de processos estratégicos, além de metas de indicadores relacionados com os impactos de políticas públicas priorizadas a partir do Mapa Estratégico.

Nos siga no Google Notícias