ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Governo veta uso de veículos apreendidos pelas forças de segurança

Proposta aprovada na Assembleia foi considerada inconstitucional pelo executivo estadual

Leonardo Rocha | 06/08/2020 10:39
Carros e motos apreendidas no pátio do Detran (Foto: Divulgação - Detran/MS)
Carros e motos apreendidas no pátio do Detran (Foto: Divulgação - Detran/MS)

O governo estadual vetou o projeto aprovado na Assembleia, que permite ao Estado utilizar os veículos apreendidos em decorrência de crimes ou atos ilícitos. A intenção da proposta era que estes carros e motocicletas fossem usados pelas forças de segurança de Mato Grosso do Sul.

A justificativa para o veto é que a União já disciplinou as regras aos carros apreendidos no Código de Trânsito Brasileiro, sendo que neste documento, estabelece que caso o dono do veículo não se manifeste para pagamento dos encargos e multas, este segue depois de 60 dias para leilão.

Também cita que nos casos de veículos usados em crimes, deve se busca a autorização para o uso pelas forças de segurança, mas que a medida deve ser adotada pelo Estado e não por meio de decisão do legislativo, já que este estaria “intervindo” na administração pública. Desta forma entende que a proposta é inconstitucional.

O projeto de Evander Vendramini (PP) tinha como objetivo ajudar na liberação de veículos que ficam parados nos pátios do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), além de servir de utilidade para as forças de segurança.

Após o veto do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o projeto retorna para Assembleia Legislativa, onde será avaliado pelos deputados, que poderão manter a decisão do executivo - arquivando a matéria - ou derrubando o veto, fazendo assim a promulgação da lei estadual.

Nos siga no Google Notícias