ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Último dia para justificar ausência

Paulo Fernandes | 30/12/2010 11:49

Atenção: atendimento nos cartórios eleitorais é das 12h às 19h

Quem não votou no segundo turno têm até esta quinta-feira para justificar a ausência de voto no segundo turno. Em Mato Grosso do Sul, o horário de atendimento dos cartórios é das 12h às 19h.

Para fazer a justificativa, o eleitor deve retirar gratuitamente o formulário nos cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor ou no [site do TRE/MS](http://www.tre-ms.gov.br/) (Tribunal Regional Eleitoral). O documento deve ser apresentado na zona eleitoral onde o eleitor está inscrito.

No formulário precisam conter nome, data de nascimento, filiação, número do título de eleitor, endereço atual e o motivo da ausência. Também é necessário apresentar cópia de documento oficial de identidade.

Já os eleitores que estavam no exterior no dia da eleição têm 30 dias após retornar ao Brasil para justificar a ausência. Quem não justificar a ausência terá que pagar multa de R$ 3,50.

E enquanto o eleitor não regularizar a situação, ele estará sujeito a ficar impedido de obter passaporte, carteira de identidade, CPF, inscrever-se em concurso ou tomar posse em cargo publico, renovar matrícula em estabelecimento público de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e, caso seja servidor público, não poderá receber vencimentos.

Quem não votar em três eleições consecutivas, não justificar e não pagar multa terá a inscrição eleitoral cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores. A exceção é para os eleitores analfabetos, adolescentes (entre 16 e 18 anos), idosos (maiores de 70 anos) e portadores de deficiência física ou mental.

Nos siga no Google Notícias