A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 20 de Outubro de 2018

07/10/2018 08:18

Identificados pela digital, eleitores levam até 10 minutos para votar

Primeira eleitora teve dificuldade no registro dos votos na urna eletrônica; quem votou na seção ao lado,levou cerca de 1 minuto

Anahi Zurutuza e Mirian Machado
Identificados pela digital, eleitores levam até 10 minutos para votar
Josefa Gonçalves, de 73 anos, foi a primeira a chegar à Escola Estadual Joaquim Murtinho para votar (Foto: Marina Pacheco)Josefa Gonçalves, de 73 anos, foi a primeira a chegar à Escola Estadual Joaquim Murtinho para votar (Foto: Marina Pacheco)
A primeira eleitora a entrar em seção de escola na Afonso Pena se identificando em a mesários (Foto: Marina Pacheco)A primeira eleitora a entrar em seção de escola na Afonso Pena se identificando em a mesários (Foto: Marina Pacheco)

Os primeiros eleitores a comparecerem às urnas na Escola Estadual Joaquim Murtinho, na avenida Afonso Pena, na região central de Campo Grande, levaram de 1 a 10 minutos para votar. Neste ano, pela primeira vez, eleitores da Capital são identificados pela impressão digital antes de terem a urna eletrônica liberada para depositarem os seis votos.

Josefa Gonçalves, de 73 anos, foi a primeira a chegar à escola estadual e levou cerca de 10 minutos para votar. Ela teve dúvida quando já estava na urna e pediu ajuda para os mesários.

“Acho que foi um problema na máquina, porque não estava registrando. Mas eu tenho a colinha aqui. Digitava e confirmava. Tive de votar tudo de novo. Mas o problema foi na máquina, porque eu sou acostumada”, afirmou ao deixar a seção eleitoral. “Cumpri o meu dever”, completou.

Na seção que fica na sala ao lado, os primeiros eleitores levaram cerca de 1 minuto para se apresentarem à mesa, fazerem a identificação biométrica e votar.

Neste domingo (7), 1.877.982 eleitores estão aptos para ir às urnas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. As 6.848 seções eleitorais abriram às 8h e a votação vai até às 17h.

Pela primeira vez neste ano, os 591.374 votantes de Campo Grande serão identificados pela impressão digital. A identificação biométrica, contudo, funciona em 10 cidades do Estado, que concentram 1.016.971 eleitores (54,15% do eleitorado).

Ordem de votação – Neste 1º turno, o eleitor vai votar em seis candidatos. O primeiro voto a ser digitado na urna será para deputado federal (4 dígitos). Em seguida, deverá ser feita a escolha do deputado estadual (5 dígitos), dos dois senadores (3 dígitos cada), do governador (2 dígitos) e do presidente da República (2 dígitos).

Identificados pela digital, eleitores levam até 10 minutos para votar


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions