ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Inclinado ao PT, PTB faz aliança com quem oferecer governo ou Senado

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 09/05/2014 12:47
PTB fez encontro regional nesta sexta-feira em Campo Grande. (Foto: Kleber Clajus)
PTB fez encontro regional nesta sexta-feira em Campo Grande. (Foto: Kleber Clajus)

Com a direção nacional inclinada ao PT e o comando regional disposto a negociar com outros partidos, o PTB, que fez encontro regional hoje em Campo Grande, só afina o discurso em um ponto: ambos só aceitam aliança se for para disputa do Senado ou governo do Estado.

Presidente nacional da sigla, Benito Gama disse que o PTB só aceita uma dessas opções. “Do contrário, é emprestar o nome do partido”. Ele não esconde a preferência em coligar com o Partido dos Trabalhadores, que vai lançar o senador Delcídio do Amaral candidato a governador.

“A via mais provável é seguir junto com o PT, com quem temos acordo com Dilma Rousseff na nacional”. Somente no Distrito Federal e Minas Gerais foi aberta exceção. “É muito difícil que aqui siga caminho diferente”, salientou.

Já o presidente regional do PTB, Ivan Louzada, se mostra mais flexível. “É como nuvem, que muda de local sem se perceber”, disse, ao analisar o cenário político. Ele avaliou que a aliança mais difícil seria com o PMDB. “Porque na composição não haveria espaço para deputados federais do partido”. O pré-candidato do PMDB ao governo é Nelsinho Trad, ex-prefeito de Campo Grande, e os peemedebistas teriam quatro deputados em reeleição.

O governo também será disputado pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB). “Peçam antes de fazer compromisso [aliança], porque não volto atrás”, declarou Louzada.

Nome apontado pelo PTB como de maior musculatura política, Sérgio Longen afirmou que está à disposição do partido para concorrer na “majoritária”, porém sem manifestar preferência por eventuais aliados . Presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), ele avalia que o partido precisa crescer e se reestruturar.

O PTB também analisa os nomes do presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia, e o ex-deputado estadual Aluízio Borges. No Estado, a sigla vai lançar oito candidatos para a disputa na Assembleia Legislativa. Os planos nacionais incluem eleger 32 deputados federais, seis senadores e de dois a três governadores.

O encontro regional, realizado no Hotel Grand Park, teve a presença de outros partidos. Participaram o deputado estadual Paulo Côrrea (PR), o vereador Alceu Bueno (PSL) e representante do PSB.

Nos siga no Google Notícias