A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

25/09/2018 14:26

Já definiu os 2 votos para o Senado? Confira propostas dos candidatos

O Campo Grande News entrevistou os que entraram na disputa pelas duas vagas de senador por Mato Grosso do Sul ao longo do mês de setembro

Anahi Zurutuza
Anisio Guató, candidato do Psol ao Senado, em entrevista (Foto: Paulo Francis)Anisio Guató, candidato do Psol ao Senado, em entrevista (Foto: Paulo Francis)
Dorival Betini durante a visita ao Campo Grande News (Foto: Guilherme Rosa)Dorival Betini durante a visita ao Campo Grande News (Foto: Guilherme Rosa)

O Campo Grande News recebeu ao longo deste mês os candidatos ao Senado por Mato Grosso do Sul. Nestas eleições, o cidadão terá de escolher dois senadores e até agora, 11 candidatos que tiveram os registros deferidos. O número pode subir para 13. Um dos postulantes foi indeferido, mas recorreu da decisão da Justiça Eleitoral e outro aguarda julgamento do registro.

A equipe recebeu 12 candidatos. Apena Delcídio do Amaral (PTC) não foi entrevistado para falar de suas propostas porque sua situação está pendente. Tiago Freitas (PPL) teve o registro indeferido depois que deu entrevista, mas recorreu da decisão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Confira o que disseram os candidatos:

Anisio Guato (Psol) – Represente indígena, ex-ferroviário e sindicalista, Anisio Guilherme da Fonseca, 56, o Anisio Guató, diz que fará um mandato que luta por mais programas sociais e que “invista nas pessoas”. Leia a matéria completa aqui.

Betini (PMB) – Candidato do Partido da Mulher Brasileira, Dorival Betini é candidato pela primeira fez e tem discurso pautado no corte de privilégios no poder público, com a redução de ministérios e cargos comissionados tanto no Palácio do Planalto e também como no Congresso Nacional. Leia.

Humberto Figueiró, candidato do Podemos, fala de suas propostas (Foto: Henrique Kawaminami)Humberto Figueiró, candidato do Podemos, fala de suas propostas (Foto: Henrique Kawaminami)
Gilmar da Cruz, candidato do PRB, em entrevista (Foto: Anahi Gurgel)Gilmar da Cruz, candidato do PRB, em entrevista (Foto: Anahi Gurgel)

Beto Figueiró (Podemos) – O advogado Humberto Figueiró aposta na “ficha limpa” e pontua que é necessário definir valores, quando se trata de um cargo de congressista e para isso, defende a propriedade privada, a família "ortodoxa", tecnologia na segurança da fronteira e “ponta-pé” na educaçãodesde a preconcepção da criança. Confira.

Gilmar da Cruz (PRB) – Pastor evangélico e vereador, Gilmar Neri de Souza é a aposta do PRB nestas eleições. Família e justiça são palavras das mais defendidas pelo candidato. Leia aqui.

Marcelo Miglioli é o nome do PSDB para disputar o Senado (Foto: Marina Pacheco)Marcelo Miglioli é o nome do PSDB para disputar o Senado (Foto: Marina Pacheco)
Mario Fonseca, que candidatou-se pelo PCdoB ao Senado (Foto: Guilherme Rosa)Mario Fonseca, que candidatou-se pelo PCdoB ao Senado (Foto: Guilherme Rosa)

Marcelo Miglioli (PSDB) – Ex-secretário de Infraestrutura, Miglioli se diz o representante de Mato Grosso do Sul capaz de “partir para cima do governo federal”. A matéria completa está no link.

Mario Fonseca (PCdoB) – O candidato diz que quer lutar contra as reformas do governo Michel Temer, a PEC dos gastos públicos e pela expansão do pequeno produtor em Mato Grosso do Sul. Confira aqui.

Waldemir Moka durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)Waldemir Moka durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)
Ex-prefeito Nelsinho Trad, que também está na disputa (Foto: Guilherme Rosa)Ex-prefeito Nelsinho Trad, que também está na disputa (Foto: Guilherme Rosa)

Waldemir Moka (MDB) – O senador Waldemir Moka afirma que os mais de 36 anos de vida pública, as grandes transformações na política brasileira – desde o chamado regime de exceção – e os enormes desafios observados em um momento “marcante” para a população, são sua motivação para entrar na disputa pela reeleição. Leia.

Nelsinho Trad (PTB) – Ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho destaca que trabalhará pelas reformas “necessárias para o Brasil”, citando a tributária e política. Confira.

Sergio Harfouche, promotor que virou candidato (Foto: Marina Pacheco)Sergio Harfouche, promotor que virou candidato (Foto: Marina Pacheco)
Soraya Thronicke na visita ao Campo Grande News (Foto: Marina Pacheco)Soraya Thronicke na visita ao Campo Grande News (Foto: Marina Pacheco)

Sergio Harfouche (PSC) – O promotor de Justiça também é estreante na política. Ele propõe mudanças no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e retomada de projeto sobre combate à corrupção como as principais ideias para o seu mandato. Entrevista no link.

Soraya Thronicke  (PSL) – A candidata diz que suas principais bandeiras de campanha são o combate à corrupção e a defesa da economia liberal. Na sua primeira campanha eleitoral, ela se coloca como opção de renovação em Brasília. Leia.

Thiago Freitas, candidato ao Senador pelo PPL (Foto: Paulo Francis)Thiago Freitas, candidato ao Senador pelo PPL (Foto: Paulo Francis)
Zeca do PT ao falar de seus projetos para a reportagem (Foto: Kísie Ainoã)Zeca do PT ao falar de seus projetos para a reportagem (Foto: Kísie Ainoã)

Thiago Freitas (PPL) - Aos 36 anos, ele é o mais novo candidato ao Senado da história de Mato Grosso do Sul. Farmacêutico de formação, Thiago diz querer acabar com o que ele chama de a política “faz de conta” no Congresso. Confira.

Zeca do PT – O ex-governador quer deixar a Câmara dos Deputados para ocupar uma das cadeiras no Senado. Ele defende reformas que beneficiem minorias, como os sem-terra, indígenas e quilombolas. Leia a matéria completa.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions