ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Juiz cassa prefeito que ganhou por 27 votos e cidade pode ter nova eleição

José Gilberto Garcia (PR) derrotou Roberto Hashioka (PSDB)

Anahi Zurutuza | 22/02/2017 17:19
José Gilberto Garcia em evento da prefeitura (Foto: Prefeitura de Nova Andradina/Divulgação)
José Gilberto Garcia em evento da prefeitura (Foto: Prefeitura de Nova Andradina/Divulgação)

O juiz José Henrique Kaster Franco, da 5ª Zona Eleitoral, decidiu pela cassação dos diplomas de José Gilberto Garcia (PR) e Newton Luiz de Oliveira, prefeito e vice-prefeito de Nova Andradina, respectivamente, que venceram as eleições por 27 votos a mais que o candidato a reeleição Roberto Hashioka (PSDB).

O magistrado determinou ainda que novas eleições sejam realizadas na cidade de 45.585 habitantes, localizada a 300 km de Campo Grande.

Conforme consta na denúncia, Garcia e Oliveira “agiram com abuso de poder, pois teriam manipulado inserções em programas gratuitos de propaganda no rádio”.

Em resumo, a coligação “Nova Andradina Acima de Tudo” teria sido beneficiada pela rádio local, que desrespeitou a escala de inserções feita pela Justiça Eleitoral de modo que as propagandas da chapa em questão apareciam em horários de maior audiência e as do adversário em períodos com menor quantidade de ouvintes.

Newton de Oliveira, antes de se tornar candidato a vice-prefeito, tinha um programa na rádio Excelsior, além de ser diretor do veículo de comunicação.

O juiz entendeu que os candidatos “tiveram maior oportunidade de convencimento do eleitor”.

A reportagem tentou contato com o prefeito José Gilberto, que estava com celular desligado até o fechamento desta matéria. Um recado foi deixado na caixa postal.

A defesa da coligação tem três dias úteis, depois de intimados, para recorrer da decisão. Enquanto isso, o prefeito e o vice permanecem no cargo.

Eleição – José Garcia conquistou 41,95% dos eleitores – teve 10.172 votos – e derrotou Roberto Hashioka, que teve 41,84% dos votos (10.145). Veja o resultados das eleições:

Juiz cassa prefeito que ganhou por 27 votos e cidade pode ter nova eleição
Nos siga no Google Notícias