Juíza de MS faz história e assume presidência nacional da infância e juventude
Katy Braun é a 1ª mulher a comandar a Abraminj e projeta o Estado no cenário da magistratura brasileira

A eleição da juíza sul-mato-grossense Katy Braun do Prado para a presidência da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) marca um momento inédito na história da entidade. Pela primeira vez desde a criação da associação, uma mulher assume o comando da instituição, sinalizando avanço na representatividade feminina dentro da magistratura e reforçando a agenda de diversidade e igualdade de gênero no Judiciário.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O resultado foi definido por meio de processo democrático que também elegeu a nova diretoria e o conselho da Abraminj, reafirmando o compromisso da entidade com o fortalecimento da atuação especializada na proteção dos direitos de crianças e adolescentes em todo o país. Com presença nacional, a associação reúne atualmente 861 magistradas e magistrados e se consolidou como referência na defesa institucional, no aprimoramento técnico e na articulação de políticas públicas voltadas à infância e juventude.
- Leia Também
- Para juíza, SUS precisa garantir tratamento especializado para pedófilos
- Juíza alerta: negligência e vulnerabilidade aumentam risco de violência infantil
Além da presidência de Katy Braun do Prado, a nova composição reúne representantes de diferentes estados, refletindo a diversidade regional da magistratura brasileira. Integram a diretoria Rafael Souza Cardozo (PE), como primeiro vice-presidente, Daniel Konder de Almeida (RJ), como segundo vice-presidente, Eguiliell Ricardo da Silva (MS), na secretaria-geral, e Morgana Dario Emerick (ES), como secretária-adjunta. A tesouraria será conduzida por Haroldo Luiz Rigo da Silva (SE), com Heitor Moreira de Oliveira (SP) como adjunto, além de assessorias estratégicas nas áreas institucional, legislativa, comunicação e convênios.
Para o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul), Mário José Esbalqueiro Júnior, a eleição representa não apenas um reconhecimento à trajetória da magistrada, mas também um marco para o Estado. Segundo ele, a escolha de Katy Braun do Prado evidencia a competência e a dedicação de uma carreira construída na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de projetar Mato Grosso do Sul no cenário nacional da magistratura.
A nova gestão assume com o desafio de ampliar o diálogo com os Poderes e a sociedade civil, fortalecer a atuação institucional da Abraminj e contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da jurisdição da infância e da juventude. A condução dos trabalhos seguirá baseada nos princípios da proteção integral, da prioridade absoluta e na promoção dos direitos fundamentais, pilares que orientam as políticas voltadas a esse público.
Ao destacar a conquista, a Amamsul avalia que o novo ciclo representa não apenas renovação administrativa, mas também a consolidação de uma agenda comprometida com a Justiça e com a garantia de direitos em uma das áreas mais sensíveis do Judiciário brasileiro.

