ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Juízes priorizam trâmite de 2,6 mil ações de corrupção em apoio à Lava Jato

Ricardo Campos Jr. | 29/11/2016 14:09
Estátua da Justiça no Fórum de Campo Grande (Foto: João Garrigó / arquivo)
Estátua da Justiça no Fórum de Campo Grande (Foto: João Garrigó / arquivo)

Juízes farão esforço concentrado para dar encaminhamento aos 2.623 processos ligados a crimes de corrupção que tramitam em primeiro grau em todas as comarcas de Mato Grosso do Sul. A ação é realizada em apoio à Operação Lava Jato, que tem rendido represálias ao Judiciário por meio de medidas em análise no Congresso Nacional.

Entre elas, há a PLS (Projeto de Lei do Senado) que altera as normas sobre abuso de autoridade permitindo que magistrados sejam punidos por interpretarem a lei, o que na visão da categoria atinge a independência e criminaliza a atividade.

“Há um apelo popular muito grande. Nós somos juízes e cidadãos. Também estamos indignados com relação a tudo isso”, disse ao Campo Grande News o presidente da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), Luiz Felipe Medeiros Vieira.

Segundo ele, alguns processos estão travados na fase final, faltando apenas a sentença, enquanto outros ainda dependem de depoimentos, perícias e levantamentos que embasem as decisões. De todo modo, o objetivo da ação conjunta dos juízes é encaminhar todas as ações, respeitando os prazos legais, para que os casos cheguem ao fim o mais rápido possível.

“Não temos metas. O nosso objetivo é julgar o mais rápido possível o maior número de processos. Não é um mutirão, é uma mudança de postura”, afirma Vieira.

A deliberação envolve apenas juízes de primeira instância. Embora os réus tenham várias chances para recorrer e atrasar o cumprimento das penas, o presidente da Amamsul acredita que o importante é que as varas façam as suas partes.

“Para o juiz é sempre frustrante essa quantidade absurda de recursos que existe. Vamos dar prioridade, julgar o mais rápido possível e dar a sentença. A pessoa pode recorrer, mas nós vamos fazer a nossa parte”, pontua.

Na quinta-feira, segundo Vieira, juízes de todo o país prometem fazer uma manifestação em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal) para divulgar os esforços coletivos anticorrupção em apoio à Lava Jato. O presidente da Amamsul afirma que tem compromissos no estado e ainda não confirmou presença.

Nos siga no Google Notícias