ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Julgamentos de Cintra e Rudi são adiados para amanhã

Redação | 29/06/2009 17:57

Foram adiados para amanhã os julgamentos dos prefeitos Nelson Cintra (PSDB), de Porto Murtinho e Rudi Paetzold (PMDB), de Coronel Sapucaia. De acordo com a assessoria de imprensa do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral), os julgamentos ocorrem a partir das 17h desta terça-feira.

Cintra está sendo julgado por transporte irregular de eleitores no ano passado, exatamente no dia das eleições municipais. Conforme a coligação adversária "De Novo com a Força do Povo", liderada pelo então candidato a prefeito Heitor Miranda dos Santos, irmão do ex-governador Zeca do PT, eleitores que votam em Murtinho e moram em Campo Grande teriam fretado ônibus com passagens pagas por Nelson Cintra.

O pedido de adiamento de julgamento partiu do advogado José Valeriano de Souza Fontoura, que defende a causa da coligação de Heitor.

Já o prefeito de Coronel Sapucaia vai ser julgado por compra de votos. Ele também é acusado de ter fretado dois ônibus no dia 2 de outubro do ano passado, que seguiram lotados de eleitores de Água Clara até Sapucaia.

A decisão de adiamento do julgamento do peemedebista foi tomada por membros do TRE, a pedido do advogado Ary Raghiant Neto, que compõe o colegiado de votação.

Inelegível - Na sessão realizada no dia 22 de junho, o pleno do TRE decidiu, por unanimidade, manter a inelegibilidade do prefeito de Porto Murtinho. Com a decisão, Nelson Cintra fica inelegível por três anos subsequentes ao pleito de 2008 e também terá que pagar multa de R$ 10 mil.

A condenação se estende à vice dele, Rosângela Baptista. Eles foram condenados por abuso de poder político.

De acordo com o TRE, o entendimento dominante da Corte Eleitoral, que acompanhou a decisão do juízo eleitoral de Porto Murtinho, Cintra usou o informativo institucional da prefeitura, de modo abusivo, para promover e prestigiar a sua imagem pessoal.

Nos siga no Google Notícias