ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Política

Leila Matos retorna ao cargo de vereadora em Naviraí

Redação | 02/08/2010 20:18

Embasado pela certidão de julgamento fornecida pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) com base no mandado de segurança expedido pela vereadora Leila Matos (PDT), o presidente da Câmara de Naviraí, vereador José Odair Gallo (PDT), em entrevista ao portal Naviraí Notícias, informou que Leila retornaria ao cargo na sessão desta segunda-feira.

Gallo explicou que a decisão de devolver o cargo a Leila é caracterizada pela decisão do TRE/MS, que declarou ilegal a determinação do Juízo Eleitoral que exigiu a realização das sessões extraordinárias para a extinção do mandato e posse do suplente, realizadas, respectivamente, dias 12 e 14 de julho.

No início de julho, decisão da Justiça destituiu Leila Matos do cargo. Ela foi condenada por crime contra a administração pública, por causa de desacato contra um promotor público no exercício da função.

A vereadora também teve os direitos políticos suspensos por três anos, a contar da decisão. Ela é psicóloga, esposa do deputado estadual Onevan de Matos (PSDB) e cumpre terceiro mandato na Câmara.

O caso de desacato aconteceu em 2002. Funcionários do cartório eleitoral de Naviraí reclamaram de uma movimentação anormal no local, onde estava o deputado Onevan.

O promotor Amilcar Carneiro Junior convocou a esposa do deputado, entre outras pessoas, a dar explicações. Irritada, ela teria desacatado o promotor.

Por causa da decisão, Leila entrou com mandado de segurança contra o Juízo da 2ª Zona Eleitoral, que foi acatado pelo TRE, em julgamento presidido pelo desembargador Luiz Carlos Santini e com participação dos juízes Amaury da Silva Kuklinski (membro substituto), Luiz Gonzaga Mendes Marques, do desembargador Rêmolo Letteriello e de Ary Raghiant Neto.

Com essa decisão, o vereador suplente Antonio Carlos Klein (PDT), empossado dia 14 de julho, não participou da sessão ordinária realizada hoje às 20h.

Nos siga no Google Notícias