ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Líder de Bernal tenta impedir CPI do Calote de propor Comissão Processante

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 17/09/2013 15:57
Líder Marcos Alex fez questionamentos à procuradoria jurídica da Câmara (Foto: Marcos Ermínio)
Líder Marcos Alex fez questionamentos à procuradoria jurídica da Câmara (Foto: Marcos Ermínio)

O líder do prefeito na Câmara de Campo Grande, vereador Marcos Alex (PT), considera que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Calote não pode pedir a instalação de Comissão Processante contra o chefe do Executivo municipal, Alcides Bernal (PP). Para ele, o único caminho viável, legal e constitucionalmente, é a CPI dar conhecimento do relatório ao plenário e a Mesa Diretora da Câmara encaminhá-lo ao Ministério Público.

Questionamento nesse sentido foi apresentado por Alex do PT, como é mais conhecido, ao procurador jurídico da Câmara. No mesmo requerimento, o líder do prefeito Bernal questiona se o relatório conclusivo será deliberado apenas na reunião final da CPI, não sendo necessária votação em plenário, e se pode apresentar relatório paralelo.

À última pergunta de Alex do PT o próprio presidente da Câmara, Mario Cesar (PMDB), já respondeu nesta terça-feira, assegurando ao colega que essa figura de “relatório paralelo” não existe no regimento do Legislativo municipal.

Quanto ao pedido de instalação da Comissão Processante, a partir de relatório final aprovado pela CPI do Calote, o vereador Alex do PT garante que é “ilegal e inconstitucional”, em razão das previsões insculpidas no parágrafo 3º do Art. 33 da Lei Orgânica do Município (LOM) e do parágrafo 3º do Art. 58 da Constituição Federal (CF). “O Brasil tem lei e tem de ser cumprida, o correto é enviar para o Ministério Público”, defendeu o petista.

Alex alega que relatório tem de ser feito, votado pela CPI e depois entregue ao presidente da Câmara, Mario Cesar, que tem de enviar o documento final aos órgãos competentes. “Se o órgão assumir a paternidade da ação e devolver para Câmara, aí sim poderia instalar Comissão Processante”, opinou o líder de Bernal.

Na avaliação de Alex do PT, a Câmara não pode nem julgar “atos de improbidade administrativa”, tarefa que seria do Poder Judiciário. Há, contudo, autorização no Art. 23, XIII, da LOM, para a Câmara julgar o prefeito nas “infrações político-administrativas”, uma categoria geral na qual a improbidade também se encaixa.

Nos siga no Google Notícias