ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Política

Liminar caiu, mas demarcação emperra, reclama deputado

Redação | 09/09/2009 10:42

Os deputados estaduais voltaram a ocupar boa parte da sessão da Assembléia Legislativa hoje para discutir o processo de demarcação de terras indígenas.

O petista Pedro Kemp ocupou a tribuna da Casa para criticar a morosidade da Funai (Fundação Nacional do Índio.

"A Funai precisa começar a agir", disse o deputado. Ele lembrou que a liminar conseguida pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) suspendendo o processo de identificação e demarcação de terras indígenas já foi cassada pelo Tribunal Federal da 3ª Região.

Mesmo assim, segundo ele, a Funai está lenta para iniciar o processo.

Kemp lembrou que, enquanto isso, indígenas estão acampados à beira de rodovias, passando necessidade.

Um exemplo são os indígenas que estão em Rio Brilhante, onde 42 crianças estão sem escolas e idosos vivem sem condições mínimas.

Kemp também criticou o governador André Puccinelli (PMDB), que esteve recentemente em Brasília, na companhia de produtores rurais, articulando para que as demarcações não ocorram no Estado.

"O governador foi a Brasília e agora até aparece na televisão de cocar, para dizer que apóia os índios", disparou.

De acordo com ele, o processo de negociaçao estava a pleno vapor e de repente tudo ficou paralisado.

"De repente vieram montes de ações na Justiça. Eu estava muito otimista com o avanço das negociações, mas acho que demos um passo atrás", disse.

O deputado Paulo Corrêa (PR) ocupou o microfone de apartes para defender o governador. Ele disse que a culpa pela morosidade na conclusão deste processo é do governo federal.

O deputado Zé Teixeira (DEM), que represente da classe ruralista na Assembléia Legislativa, também ocupou a tribuna para falar sobre o assunto.

Ele disse que os índios não querem desavença com os produtores e nem têm interesse em tomar as terras deles. "Eles não querem é ser comandados por uma Funai falida como está", atacou.

Segundo o parlamentar, os índios são, inclusive, agradecidos ao governador André Puccinelli pela assistência social e as patrulhas mecanizadas entregues até o momento.

Nos siga no Google Notícias