ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Política

Lista de 114 deputados federais na mira do STF tem dois de MS

Fabiano Arruda | 10/05/2011 18:56

Número é baseado em levantamento feito pelo Congresso em Foco

Marçal Filho e Vander Loubet são os deputados de MS que figuram na lista.
Marçal Filho e Vander Loubet são os deputados de MS que figuram na lista.

Dos 566 deputados federais que assumiram vaga este ano, entre titulares, suplentes e licenciados, 114 são alvos de investigação no STF (Supremo Tribunal Federal) e, deste número, dois parlamentares são de Mato Grosso do Sul.

É o que aponta reportagem publicada nesta terça-feira pelo Congresso em Foco. E os sul-mato-grossenses Marçal Filho (PMDB) e Vander Loubet (PT) fazem parte da lista.

Conforme a publicação, Marçal responde a um processo, relativo ao ano passado, por falsidade ideológica, enquanto o petista possui inquéritos relacionados a crimes contra a ordem tributária.

O número representa que um em cada cinco deputados responde a algum crime e estão na mira da mais alta corte do País.

Entre as acusações, que se aproximam de 35 tipos de crimes, as mais comuns são fraudes eleitorais e contra a Lei de Licitações, seguidos por crimes de responsabilidade, desvio de recursos públicos, crimes contra a ordem tributária, e pelos chamados crimes de opinião, como calúnia, injúria e difamação.

Nas demais acusações, constam desde trabalho escravo até homicídio qualificado.

As legendas com mais deputados investigados são o PMDB, com 21; o PP, com 17; o PT, com 13, e o PSDB, o DEM e o PR, com 12 nomes cada. Dono da maior bancada, São Paulo tem o maior número de representantes investigados: são 18.

Ainda conforme o Congresso em Foco, o número de parlamentares sob investigação pode ser ainda maior. É possível que outras investigações em andamento nos estados antes da diplomação dos parlamentares ainda não tenham subido para o STF. Isso porque não há prazo para que outras instâncias da Justiça mandem para o Supremo os processos em curso contra os parlamentares.

Nos siga no Google Notícias