ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Lula depõe sobre tentativa de, com Delcídio, comprar silêncio de Cerveró

Ex-senador de MS, Delcídio do Amaral também é réu na denúcia

Mayara Bueno | 14/03/2017 08:29
Ex-presidente da República, Lula (PT), presta depoimento hoje. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Ex-presidente da República, Lula (PT), presta depoimento hoje. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Ex-senador de Mato Grosso do Sul e ex-PT, Delcídio do Amaral. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Ex-senador de Mato Grosso do Sul e ex-PT, Delcídio do Amaral. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Nesta terça-feira (14), o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva presta depoimento na 10ª Vara Federal de Brasília, na ação em que é acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato. A audiência está marcada para as 10 horas, segundo informações da Agência Brasil.

Na ação em vai depor, Lula é réu junto com o pecuarista José Carlos Bumlai e o ex-senador de Mato Grosso do Sul, Delcídio do Amaral (sem partido-MS), além do banqueiro André Esteves e mais três pessoas, todos acusados pelo MPF (Ministério Público Federal) de tentar comprar o silêncio do ex-diretor Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, para que ele não firmasse acordo de delação premiada com a força-tarefa sobre a investigação.

Em novembro de 2015, Delcídio foi preso após ser gravado em seu gabinete por Bernardo Cerveró, filho de Nestor. No áudio, ele sugere um plano de fuga para o ex-diretor, em troca de seu silêncio. O então senador, que na época era líder do governo de Dilma Rousseff (PT) no Senado, oferece R$ 50 mil em ajuda à família de Cerveró.

Para o Ministério Público, o objetivo era impedir que Nestor Cerveró descrevesse a atuação do ex-parlamentar, bem como de Lula, André Esteves e Bumlai, no esquema de corrupção na Petrobras.

Lula havia solicitado que o depoimento fosse prestado por meio de videoconferência, a partir de São Bernardo do Campo, onde mora, mas teve a solicitação negada pelo juiz. O depoimento não é fechado, mas a Justiça Federal do Distrito Federal resolveu montar um esquema especial, com maior rigor no controle de entrada no local.

Nos siga no Google Notícias