A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

10/04/2013 17:20

Mara Caseiro defende substituição da Funai e CPI para investigar demarcações

Gabriel Neris
Deputada Mara Caseiro defende CPI e substituição da Funai (Fotos: Giuliano Lopes/Assembleia Legislativa)Deputada Mara Caseiro defende CPI e substituição da Funai (Fotos: Giuliano Lopes/Assembleia Legislativa)

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) defende a substituição da Funai (Fundação Nacional do Índio) pela Secretaria Nacional das Questões Indígenas. A parlamentar argumenta que o órgão não está cumprindo a função determinada.

Mara Caseiro reclama do sistema de demarcação de terras consideradas indígenas, já que os produtores rurais têm propriedades invadidas por técnicos da Funai sem haver consulta.

No último final de semana uma audiência pública foi realizada em Tacuru. Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi sugerida para investigar as demarcações. Produtores rurais de Mato Grosso do Sul e do Paraná articulam uma manifestação, em Brasília, para tentar despertar a atenção da presidente Dilma Rousseff (PT).

“A Funai não está servindo para ajudar os índios, só está servindo às organizações internacionais. Os índios clamam pela igualdade de direitos, mas será que dando só terra para eles resolve o problema? Será que sem a Funai eles não se sairiam melhor? Os índios estão sendo escravizados por essa autarquia chamada Funai”, disparou Mara Caseiro.

A parlamentar acredita que um novo órgão daria transparência às vistorias de terras consideradas indígenas.

Mara acredita que os povos indígenas não querem somente terra, mas sim condições de evoluir.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions