ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Márcio Fernandes é o 4° candidato a ser liberado para disputa na Capital

Registro de candidatura de deputado foi considerado "apto" pela Justiça Eleitoral

Leonardo Rocha | 14/10/2020 10:18
Fórum Eleitoral de Campo Grande, no Parque dos Poderes (Foto: Paulo Francis - Arquivo)
Fórum Eleitoral de Campo Grande, no Parque dos Poderes (Foto: Paulo Francis - Arquivo)

O candidato a prefeito, Márcio Fernandes (MDB), foi o quarto concorrente na Capital a ser liberado pela Justiça Eleitoral,  para o pleito na Capital. Seu registro (candidatura) foi considerado “apto”. Nesta fase é avaliado se o postulante ao cargo tem restrições na “Lei da Ficha Limpa”, algum empecilho na filiação partidária e nos documentos obrigatórios.

Também já foram liberados para disputa: Marcelo Bluma (PV), Esacheu Nascimento (PP) e Marcelo Miglioli (SD). Ainda falta a avaliação de mais 11 candidatos que fizeram o registro (candidatura) no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS).

Se algum candidato ter o registro “indeferido”, ele ainda pode recorrer nas instâncias superiores e enquanto aguarda novo julgamento, poderá fazer a campanha e até ter o nome disponível na urna eletrônica, no entanto se depois sofrer nova derrota, seus votos serão invalidados.

O candidato Sérgio Harfouche (Avante) já teve dois pedidos de impugnação dos adversários, que alegam que o procurador de Justiça deveria ter se exonerado do cargo no Ministério Público e não apenas pedido “licença” para disputar o pleito. Ele afirma, em sua defesa, que entrou na carreira antes da emenda que proíbe membros do MP de disputar eleição, por isso tal medida não se aplica a sua candidatura.

Avaliações – Em Mato Grosso do Sul, dos 8.605 candidatos registrados aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, 24% (2.127) já tiveram candidaturas liberadas pela Justiça, 101 foram considerados inaptos, em função de renúncia ou pedido indeferido, e 6.377 (74,11%) nomes ainda esperam avaliação.

Nos siga no Google Notícias