ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Marquinhos veta semana da conscientização política nas escolas

Secretaria de Educação e sindicato dos professores da Capital se posicionaram contra projeto de lei

Richelieu de Carlo | 06/09/2017 11:51
Sede do Paço Municipal (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Sede do Paço Municipal (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), vetou o projeto de lei que institui a “Semana da Conscientização Política” nas escolas da rede municipal de ensino. A proposta tem como objetivo levar aos alunos da informações sobre cidadania, voto consciente e funções dos Poderes Executivo e Legislativo.

Entretanto, o intuito do projeto não se justifica, pois a atual grade curricular de ensino contempla essas questões, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, que se posicionou a favor do veto publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (6).

“Estas temáticas são abordadas durante todo o percurso formativo dos educandos, a partir da abordagem dos diferentes conteúdos escolares do componente curricular de História”, expõe o parecer da secretaria.

A ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) foi convidada a se posicionar sobre o assunto e também se manifestou contra o projeto de lei 8.600/17, de autoria do vereador Jeremias Flores (Avante), pois “fere a questão do professor ao conhecer sua clientela, poder escolher livremente os conteúdos a serem trabalhados”.

O sindicato considera a proposta “ditatorial” e classificou como “censura” um dos artigos em que prevê sanções aos educadores que permitirem ou propagarem “ideologia político-partidária”. Quem infringisse a regra imposta, teria que responder a procedimento disciplinar.

“Somos contrários a todo e qualquer projeto de lei que envolva a educação e que antes não seja debatido exaustivamente”, defende a ACP.

O prefeito Marquinhos Trad aceitou os posicionamentos e vetou totalmente o projeto de lei, que pode ser rejeitado em nova votação na Câmara de Vereadores.

Nos siga no Google Notícias