ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Marun ganha mais quatro anos de mandato no Conselho de Itaipu

Nomeação assinada pelo presidente Jair Bolsonaro é interpretada como aceno ao Centrão

Jones Mário | 16/05/2020 08:27
Marun durante convenção do MDB, em Campo Grande, no fim do ano passado (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Marun durante convenção do MDB, em Campo Grande, no fim do ano passado (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reconduziu Carlos Marun, ex-ministro da Secretaria de Governo de Michel Temer, ao Conselho de Administração da Itaipu Binacional. O mandato foi renovado até 16 de maio de 2024.

O ato foi publicado em decreto, nesta sexta-feira (15), em edição extra do DOU (Diário Oficial da União).

O ex-vereador por Campo Grande e ex-deputado estadual e federal por Mato Grosso do Sul chegou a ter nomeação suspensa, em caráter liminar, pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª Região, em março do ano passado. Pouco tempo depois, a decisão foi revertida.

Em Brasília (DF), Marun ganhou notabilidade pela defesa ferrenha ao também ex-deputado Eduardo Cunha - hoje preso por ter recebido propina -, e por compor o governo Temer. O ex-presidente o nomeou para o Conselho de Itaipu no último dia de seu governo.

Dois dias depois, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, classificou a nomeação de Marun como um “prêmio”, “não foi ética”.

Aceno - Além de Carlos Marun, filiado ao MDB, Bolsonaro também reconduziu ao grupo o ex-deputado baiano pelo Democratas, José Carlos Aleluia, e os já conselheiros Célio Faria Júnior, Wilson Pinto Ferreira Junior e Pedro Miguel da Costa e Silva.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi nomeado para compor o Conselho pela primeira vez. Sua indicação é assinada por ele mesmo e por Bolsonaro.

Nos corredores do Planalto, os atos foram interpretados como um aceno ao chamado Centrão, grupo de parlamentares que detêm a maioria na Câmara.

No Twitter, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) ironizou a nomeação de Marun. “Toma lá dá cá! Bem vindos à ‘nova política’”, escreveu.

Nos siga no Google Notícias