ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Ministro diz para índios que 'terra não enche barriga' e causa indignação

Nyelder Rodrigues | 10/03/2017 20:35
Osmar na Câmara Federal, quando ainda era deputado pelo Paraná (Foto: Divulgação/PMDB)
Osmar na Câmara Federal, quando ainda era deputado pelo Paraná (Foto: Divulgação/PMDB)

O ministro da Justiça recém empossado Osmar Serraglio causou indignação em movimentos indigenistas ao afirmar que "terra não enche barriga de ninguém" para explicar porque os índios deveriam abandonar a disputa por área em reivindicação. A frase foi dita durante entrevista ao jornal Folha de São Paulo.

Deputado federal pelo PMDB do Paraná, Serraglio é ligado ao agronegócio e substitui Alexandre Moraes no Ministério da Justiça, já que o antigo chefe da pasta foi indicado para ocupar vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

O discurso controverso de Serraglio não parou por aí. Após um "mea culpa", ao dizer que os índios precisam mesmo é de boas condições de vida ao invés de apenas terras, ele insinuou, conforme a Folha, que às ONGs que atuam em causas indígenas desviam recursos oriundos dos cofres públicos.

"Ouço muito essas ONGs levando dinheiro, inclusive dinheiro oficial na saúde. A saúde do indígena. Eu vejo, você, os indígenas são tratados quase como uns animais", conclui o ministro, acrescentando posteriormente que a CPI (Comissão Parlamenta de Inquérito) da Funai, na Câmara Federal, irá surpreender.

As falas de Serraglio causaram impacto imediato, sendo que entidades como o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), que inclusive foi alvo de CPI da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, reagiram afirmando que as declarações do ministro eram vergonhosas e ignorantes.

"É vergonhoso que um ministro, ao assumir, venha a público desdenhar do direito fundamental dos povos indígenas às suas terras. Ao usar a expressão 'terra não enche barriga' como argumento para justificar a não demarcação das terras indígenas no país, o ministro demonstra, no mínimo, um grau elevado de ignorância", frisa o texto do Cimi.

A entidade, que segundo o relatório final da CPI feita pelos deputados estaduais sul-mato-grossenses é quem incita a continuidade dos conflitos por terra no Estado (algo veementemente negado pelo Conselho), ainda afirma que, diante de tal pensamento, o ministro demonstra não estar preparado para ocupar a função.

Já a ONG ISA (Instituto Socioambiental) foi mais longe e frisou que a declaração foi um "grito de guerra que trará consequências para o presidente que o nomeou", no caso, Michel Temer (PMDB). Em contraponto, o tucano Nilson Leitão, deputado federal por Mato Grosso de presidente da bancada ruralista, disse que "quem não deve, não teme".

Índios no MS - O estado onde o conflito entre indígenas e fazendeiros é mais latente é Mato Grosso do Sul. A disputa por terras acontece, principalmente, com Guarani-Kaiowás no sul do Estado e Terenas em região que se estende de Sidrolândia até Aquidauana e Miranda. Os casos ganham repercussão mundial.

A disputa é grande, havendo inclusive conflitos armados, com mortes. Recentemente, o caso mais emblemático foi o do terena Oziel Gabriel, em Sidrolândia. Já em Caarapó, houve o mais recente conflito armado, com prisão de fazendeiros e morte um índio. Ambas as áreas seguem ocupada até hoje, porém, longe de que haja uma solução para o problema.

Desaparecimentos também são comuns, como o do cacique Nísio Gomes, em 2011. O mistério envolveu inclusive denúncias de que o líder indígena foi visto vivo, no Paraguai, mas nada comprovado, sendo então o cacique dado como morto e 19 pessoas acusadas pelo MPF (Ministério Público Federal) pelo crime.

Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, no Brasil são 817.963 índios - 315.180 em área urbana e 502.783 em área rural. Em Mato Grosso do Sul, Amambaí é o município com a maior quantidade de índios, 7.225.

Já em área urbana, prevalece Campo Grande, com 5.657. Ao todo, são 60 mil índios no Estado, o segundo maior quantitativo do Brasil - atrás do Amazonas. Dados do Cimi também apontam que 60% dos assassinatos de indígenas no país acontecem em Mato Grosso do Sul. Em 2014, foram 41 assassinatos e 48 suicídios.

Nos siga no Google Notícias