ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Ministro diz que “rixa” entre PM e Civil é comum em todo País

Fabiano Arruda e Ítalo Milhomem | 25/02/2011 13:05

José Eduardo Cardozo cumpre agenda em Campo Grande nesta sexta

Ministro cita investimentos da União no policiamento de fronteira em MS. (Foto: João Garrigó)
Ministro cita investimentos da União no policiamento de fronteira em MS. (Foto: João Garrigó)

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que participa nesta manhã de encontro com o governador André Puccinelli (PMDB), na governadoria, afirmou que “rixas” entre policiais militares e civis são comuns em todo País.

Em Mato Grosso do Sul, as divergências foram evidenciadas após determinações da Sejusp (Secretaria de Segurança Pública) que modificou a atuação das corporações em alguns pontos.

Apesar de admitir, o ministro afirmou que pretende desenvolver trabalhos nacionalmente para criação de escritórios unificados entre as policias Militar, Civil, Federal e com participação de integrantes do Ministério Público e da Justiça.

Questionado sobre a afirmação do governador André Puccinelli (PMDB), de que a segurança de fronteira em Mato Grosso do Sul é feita apenas com recursos do Estado, Cardozo discordou.

Citou que o Ministério tem realizado as chamadas operações sentinelas, em conjunto com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), além das policias militar e civil.

Além disso, ele destacou a presença de uma base da Força Nacional em Ponta Porã.

Avião não tripulado - Como reforço na vigilância da faixa de fronteira em Mato Grosso do Sul, o ministro da Justiça lembrou que, a partir do mês que vem, entra em operação o avião não tripulado no Estado.

Essa é uma das principais apostas das autoridades em Segurança Pública para o combate na fronteira, sobretudo, na coibição de tráfico de armas e drogas.

A utilização das aeronaves de pequeno porte não tripuladas faz parte de um projeto que prevê, até 2014, que estejam em uso no País 18 aparelhos. O montante previsto de investimento é de R$ 300 milhões.

Governador recebe ministro da Justiça na governadoria. (Foto: João Garrigó)
Governador recebe ministro da Justiça na governadoria. (Foto: João Garrigó)

Mapa da violência - Sobre a presença das cidades de Coronel Sapucaia, Amambai e Ponta Porã na lista das 100 cidades mais violentas do País, segundo o Mapa da Violência divulgado ontem, Cardozo disse que “nenhum problema será resolvido do dia para o outro”.

“É por isso que estou aqui, para discutir políticas públicas e tornar o policiamento mais rigoroso na fronteira, combatendo o tráfico de armas e drogas”, afirmou.

Agenda - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, junto com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participam nesta sexta-feira de uma reunião com o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, não compareceu ao encontro.

O objetivo do encontro é discutir a integração das políticas públicas de segurança, com foco no enfrentamento à violência e ao crime organizado.

A reunião faz parte de uma série de encontros que o ministro está fazendo com os governos estaduais. Ele já se reuniu com os governadores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A partir destes encontros será definida a proposta de um pacto entre o governo federal e os governos estaduais para o enfrentamento à violência.

A proposta será apresentada posteriormente à presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), em reunião com os governadores, em Brasília (DF).

Nos siga no Google Notícias