A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 23 de Abril de 2018

23/02/2018 07:59

Ministro vai avaliar ajuda financeira do governo federal em Aquidauana

Carlos Marun vai à tarde para o município atingido pelas chuvas desta semana

Mayara Bueno
Carro (no fundo) totalmente ilhado na enchente.
(Foto: André Bittar/Arquivo).Carro (no fundo) totalmente ilhado na enchente. (Foto: André Bittar/Arquivo).
Ministro da secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB). (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).Ministro da secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB). (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

O ministro da secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB), visita Aquidauana - 135 km de Campo Grande, nesta sexta-feira (23). A ida tem o objetivo de verificar como e com quanto o governo federal pode ajudar na cidade. "Vamos ver in loco como está a situação e alinhar no que o governo pode auxiliar".

A cidade foi atingida pelas chuvas desta semana, situação que causou enchente e deixou pelo menos 120 pessoas desabrigadas.

Ainda de acordo com o ministro, a visita ocorrerá à tarde - ainda sem horário estabelecido. A princípio, integrantes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) acompanharão o ministro no município.

Emergência - A cidade decretou, na quarta-feira (21), situação de emergência em virtude da enchente no local. Para se ter noção do cenário, o rio Aquidauana, que corta o município de mesmo nome, teve o nível de água elevado para 10 metros em questão de horas. O normal é 3.3 metros.

As pontes que ligam Anastácio à Aquidauana tiveram o acesso restrito naquele dia. Ontem, no entanto, o nível já baixou e os acessos foram liberados. Três abrigos montados em igrejas servem de moradia improvisada para as famílias que tiveram de deixar suas casas, que ficaram alagadas.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou repasse de R$ 500 mil para Aquidauana e R$ 300 mil para Anastácio, também afetada pela quantidade de água. O dinheiro terá de ser destinado exclusivamente para o atendimento às famílias. Levantamento e repasse para recuperar os estragos na estrutura serão feitos posteriormente.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions