ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Política

Moka apresenta relatório que aumenta segurança em ônibus e tem aval do Senado

Jéssica Benitez | 23/05/2013 07:32

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, na tarde de ontem, Projeto de Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/1997) para estabelecer condições de circulação a veículos de transporte coletivo de passageiros.

De acordo com relatório do senador Waldemir Moka (PMDB), as saídas de emergência nos ônibus e sinalização das faixas exclusivas para o tráfego desses veículos podem se tornar obrigatórias em todo o país. A medida determina também, como nova infração, trafegar nas vias reservadas à circulação exclusiva de ônibus. A proposta segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O PLS 221/2010, aprovado com emendas de Moka, ainda pune com multa mais rigorosa os veículos que estacionam em paradas de ônibus. Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a proposta surgiu para solucionar vários problemas causados pelo aumento da frota de veículos e a "falta de evolução" das vias urbanas.

No texto inicial, o projeto previa tipificar como crime o transporte coletivo ilegal, com pena de detenção de seis meses a um ano ou multa. Contudo, o relator não acolheu esse item da proposta. Para o relator, a prática do transporte público ilegal deve ser punida, mas não confundida com crime. "Não é necessariamente verdade que os 'perueiros' colocam em risco a vida de seus passageiros somente por transportá-los sem licença formal para tanto", afirmou Moka.

Nos siga no Google Notícias