A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

31/10/2012 20:03

Moka destaca importância das cooperativas de crédito em evento do Banco Central

Nyelder Rodrigues

O senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB) participou na segunda-feira (29) em Porto Alegre (RS) do 4º Fórum sobre Inclusão Financeira, onde foi anunciada a criação do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Durante a abertura do evento, Moka, que é presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo, destacou a função das cooperativas de crédito em regiões não atendidas pelo sistema financeiro, beneficiando pequenos e médios produtores.

Segundo o senador, as cooperativas atingiram 5,8 milhões de associados em 2011, sendo que 70% dos empréstimos são de valores abaixo de R$ 5 mil, provando que o cooperativismo de crédito tem maior capacidade de distribuição de volume na carteira de crédito rural e microfinanças.

Além do senador sul-mato-grossense, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e o presidente da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, também participaram do evento.

Fundo garantidor – Segundo Tombini, o Fundo tem como objetivo garantir os depósitos em cooperativas de crédito, além de apoiar operações de assistência e suporte financeiro. O novo fundo terá abrangência nacional, será independente e vai contar com a participação de todas as cooperativas de crédito que captam depósitos, além de bancos cooperativos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions