A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

20/11/2014 07:47

Morre aos 79 anos o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos

Leonardo Rocha
Morre ex-ministro Márcio Thomas Bastos, aos 79 anos no Hospital Sírio - Libanês (Foto: Rose Brasil / Agência Brasil)Morre ex-ministro Márcio Thomas Bastos, aos 79 anos no Hospital Sírio - Libanês (Foto: Rose Brasil / Agência Brasil)

O advogado e ex-ministro, Márcio Thomaz Bastos, morreu aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele estava internado desde terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar. Bastos foi um dos principais ministros durante a gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, entre 2003 e 2007, citado como seu principal conselheiro.

Márcio nasceu no dia 30 de julho de 1935, na cidade de Cruzeiro (SP), ele se formou pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1958, se tornando um renomado advogado criminalista, tendo atuado inclusive na acusação dos assassinos de Chico Mendes e do jornalista Pimenta Neves.

Durante a sua carreira trabalhou em quase mil julgamentos perante o Tribunal do Juri. Foi fundador de um dos principais escritórios de advocacia do país, onde atuou até 2003, quando se tornou um dos mais importantes ministros do governo Lula, a frente do Ministério da Justiça.

Seu escritório também fez a defesa de acusados famosos como o médico Roger Abdelmassih, do empresário Carlinhos Cachoeira, assim como do estudante Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, acusado de causar a morte de um ciclista na BR-040 por excesso de velocidade.

Durante o julgamento do mensalão, também participou da defesa de ex-dirigentes do Banco Rural. Após a eleição de 1990, integrou o governo "paralelo" instituído pelo PT, como encarregado do setor de Justiça e Segurança, tendo participado ao lado do jurista Evandro Lins e Silva, da redação da petição que originou o impeachment de Collor.

Marun ainda quer votar relatório da JBS antes de posse no ministério
Na véspera de ser empossado como ministro da Secretaria de Governo, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inqué...
Senado aprova R$ 1,9 bi a estados para compensar desoneração de exportações
Após suspender a sessão do Congresso Nacional, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), retomou os trabalhos do plenário da Casa com o obj...
Temer discutirá data de votação da reforma da Previdência nesta quinta
O anúncio do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), de que a votação da proposta de reforma da Previdência ficará para fevereiro causou r...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions