ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

Morre Fidel Castro aos 90 anos, líder da Revolução Cubana

Priscilla Peres | 26/11/2016 08:11
O líder morreu na noite de ontem, em Cuba. (Foto: Agência AP)
O líder morreu na noite de ontem, em Cuba. (Foto: Agência AP)

O líder da Revolução cubana Fidel Castro, morreu na noite de ontem, aos 90 anos. Seu irmão, o presidente Raúl Castro, comunicou o falecimento nesta manhã, em mensagem transmitida pela televisão. A morte aconteceu em Havana, Cuba.

“Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite (1h29 de sábado, no horário de Brasília) faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, declarou o mandatário, comovido, segundo informações do El País.

Fidel é uma das principais figuras do século XX, morre 60 anos depois de desembarcar em Cyba no navio Granma com um grupo de rebeldes provenientes do México, para fazer a guerrilha que viria a derrotar Fulgencio Batusta em 1959.

Castro abandonou o poder há dez anos, em 2006, por problemas de saúde, após 47 anos à frente do regime socialista que construiu em torno de sua liderança. Raúl Castro, cinco anos mais novo, assumiu o comando.

Segundo o El País, a morte de Fidel vai significar uma “enorme sacudida emocional em Cuba, tanto para seus partidários como para seus detratores, pelo peso esmagador que sua figura exerceu sobre a vida cubana durante gerações e gerações”.

“Politicamente, é o símbolo do fim de uma era, embora não caiba esperar mudanças substanciais imediatas no sistema cubano. Resta agora, como o último entre os líderes históricos da Revolução, seu irmão Raúl Castro”.

Nos siga no Google Notícias