A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

23/05/2013 15:48

MPE pode pedir “afastamento” de Bernal antes de processo na Câmara

Zemil Rocha e Jéssica Benitez
Promotor Alexandre Saldanha pode processar Bernal por improbidade (Foto: Marcos Ermínio)Promotor Alexandre Saldanha pode processar Bernal por improbidade (Foto: Marcos Ermínio)

Antes mesmo de um eventual processo de cassação contra o prefeito Alcides Bernal (PP) na Câmara de Campo Grande, o Ministério Público Estadual (MPE) poderá pedir que seja decretado judicialmente seu afastamento do cargo, através de uma Ação de Improbidade Administrativa.

A possibilidade foi exposta na tarde desta quinta-feira (23) pelo promotor Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, da 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, após receber relatório sobre remanejamentos orçamentários considerados ilegais das mãos da presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereadora Grazielle Machado.

Alexandre Capiberibe Saldanha informou que antes de qualquer providência judicial aguardará a “conclusão” do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ontem recebeu o mesmo relatório e realiza uma devassas nos atos financeiros do prefeito da Capital. “Se for caso de irregularidades dos atos do prefeito, ensejando improbidade administrativa, o Ministério Público vai tomar as providências cabíveis, vai entrar com Ação de Improbidade Administrativa e pedido de afastamento do prefeito das suas funções”, afirmou ele.

De posse do relatório da Comissão da Câmara, o promotor vai pedir ao Departamento de Perícias do Ministério Público Estadual (DAEX) para analisar o documento. Se a “conclusão” do TCE sair primeiro, Saldanha avisou que vai utilizá-lo com base probatória para ingressar com a Ação de Improbidade Administrativa. Ao receber ontem o mesmo relatório, o presidente do TCE, conselheiro Cícero de Souza, disse que o resultado da Inspeção Extraordinária na Prefeitura de Campo Grande deve sair na primeira quinzena de junho.

Caso sejam comprovadas as irregularidades, além do afastamento, o representante do Ministério Público informa que a lei prevê outras medidas punitivas, como “inelegibilidade por oito anos, proibição de contratação com a administração pública e ressarcimento de valores caso fique constatado algum tipo de desvio, embora não tenhamos indício disso”.

Grazielle Machado reafirmou mais uma vez que a visita ao promotor foi realizada em razão de um ofício enviado por ele, pedindo cópia do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. “Não foi por vontade própria. O promotor mandou ofício para eu entregar o relatório”, afirmou a vereadora. “Se não o fizesse eu correria o risco de sofrer penalidade por omissão”, acrescentou.

Estiveram presentes na audiência com o promotor Alexandre Saldanha, além de Grazielle Machado, os vereadores Carla Stefanini (PMDB) e Flavio Cesar, que integram também a Comissão de Finanças e Orçamento. Flavio Cesar foi relator da oitiva com os secretários municipais Wanderley Ben Hur (Planejamento, Finanças e Controle) e Gustavo Freire (Receita e Governo) , que gerou a conclusão de ilegalidade nos “remanejamentos” orçamentários, os quais a prefeitura chama de “suplementações”.

 

Assembleia vota prorrogação de adesão a fundo que regula incentivos fiscais
A prorrogação até 30 de dezembro do prazo para que empresas beneficiadas com incentivos fiscais concedidos pelo governo do Estado se inscrevam no Fad...
Governo do Estado investe R$ 9,2 milhões em infraestrutura em Caracol
Caracol vai receber mais de R$ 2,8 milhões em obras a serem executadas pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura e deputados federais e est...


votei no bernal os dois turnos... mas quem não deve não teme! se ele não deve pode ficar tranquilo mas se roubou no inicio do seu mandato tem que ser caçado mesmo. votei nele por mudança para melhor em nossa capital... mas como disse no começo "quem não deve não teme".
 
David junior em 24/05/2013 15:44:04
Que vergonha!!!Campo grande parou mesmoooo!!!
 
amora hoffman em 24/05/2013 11:58:59
A ganância é tão grande que esses vereadores não enxergam que estão indo contra a vontade da população. Eu era contra mas agora sou a favor de tirar o poder do ministério público, estão demonstrando serem tendenciosos e ninguém aguenta mais isso. Deixa o prefeito trabalhar, se ele não for bom PARA O POVO, daqui há 4 anos tem nova eleição. Parem com perseguição e entendam, se está ruim para os poderosos é poque está bom para a população. Infelizmente essa é a realidade da nossa cidade. Só é bom quem rouba.
 
mara de oliveira em 24/05/2013 07:47:47
O Prefeito Bernal, eleito com expressiva votação, tendo recebido robusto apoio de lideranças significativas , parece não ter percebido que em política não se pode andar sozinho. Em sua intransigência diária, ao invés de procurar manter os amigos do lado e partir para conquistar simpatias de pessoas influentes, ele se coloca como se fosse um todo poderoso , indispondo-se com aliados e adversários, sem se importar em reforçar suas bases de apoio, pelo contrario, angariando ainda mais a antipatia de quem poderia passar para o seu lado. Política é a arte do diálogo e isso não se observa no dia a dia do Prefeito. Bernal tem se preocupado simplesmente em jogar para a galera, esquecendo-se de cuidar especialmente de cumprir exigências básicas da legislação e maioria é maioria, não se discute.
 
ALICIO MENDES em 24/05/2013 07:29:49
O comentario do Glauber já diz tudo, no entanto, aproveito para acrescentar o meu repúdio ao ministerio público estadual e tribunal de contas do estado, essas duas instituições juntamente com a maioria desses vereadores NÃO fizeram nada durante as gestões passadas e nem adianta dizer que não havia problemas porque havia sim. Falta pouco, mas ainda há tempo de tomarem vergonha na cara e parar de achar que o povo não sabe realmente o que está acontecendo, o que parece que vocês não gostam da nossa Capital e mais o ano que vem tem eleições, vamos votar contra qualquer um que seja de seu bando.E mais, vamos a rua mostrar pra esse bando que o povo é superior.
 
Silva Souza em 24/05/2013 06:36:40
eu particulamente não sou mmuito fã do bernal preferia que tivesse ganhado o azambuja,porém acho que a camera precisa deixar ele trabalhar em vez de ficar só tentando tirar o homem afinal foi pr isso que eles estão la pra ajudar o prefeito e assim judar o povo,mas claro que estão com medo porque quanto mais tempo o bernal continuar na prefeitura mais podre da gestão anterior vai apareçer eles são todos na maioria aliados do pmdb por isso essa vontade de tirar logo ele de lá.
 
adriana campos em 24/05/2013 06:36:04
O ANDRE E O NELSINHO FORAM BONS PREFEITOS MAS O BERNAL ESTA SENDO MELHOR AINDA ,MAS JA ESTOU QUASE PEDINDO PARA QUE ELE SAIA SENAO O NOSSOS VEREADORES NAO MAIS TRABALHARAO POIS NAO FAZEM OUTRA COISA A NAO SER FICAR ACHANDO MOTIVO PRA TIRA-LO...DA UM TEMPO VEREADORES VAO JUNTAR FORÇAS E TRABALHAR POR NOSSA CAPITAL. NAO ESTAO FAZENDO FAVOR A NINGUEM GANHAM PARA ISSO.
 
dirceu fernandes da cruz em 24/05/2013 05:18:18
Votei no Bernal no segundo turno por falta de opção, para dar um voto de confiança, mas se houve alguma irregularidade, apoio uma investigação séria ,e, que o Ilibado Promotor faça valer o honroso cargo público.
É por essas e outras que, sou inteiramente contrário à PEC 37
 
Luiz Estevão Perez em 24/05/2013 00:11:35
palhacada mesmo... espero que a populacao nunca mais eleja esses vereadores imorais que em vez de trabalharem ficam fazendo chantagem... seus nomes estao guardados pela populacao fiquem tranquilos....
 
leonardo miranda em 23/05/2013 23:54:20
Se esta palhaçada acontecer mesmo, o MPE se confirmará como mais uma instituição fantoche, como TCE, Assembleia, e câmara de vereadores de CG. E Campo Grande se confirmará como um verdadeiro curral de vacas e bois sonsos, cujos votos não valem absolutamente nada.
 
Sócrates Alves dos Santos em 23/05/2013 23:53:51
Confesso que, se eu fosse membro do Ministério Público, concursado, teria vergonha de dizer que esse promotor é meu colega, pois dá declarações sem antes ter lido a defesa de quem diz "investigar"......O Brasil já acabou, só não nos demos conta disso....
 
Ânderson Silva em 23/05/2013 23:42:23
Uma vergonha, ninguem percebe ou não faz questão de perceber a articulação politica por parte da oposição para derrubar o Prefeito Alcidez Bernal.
Ta na hora do povo ir as ruas e pedir para os vereadores começar a fazer o trabalho deles e parar de sacanagem. Não foi pra isso que eles foram eleitos.
Deixa o Prefeito trabalhar.
 
Luciano Lima em 23/05/2013 23:35:10
Essa Grazielle realmente merece receber todos os adjetivos que o prefeito deu para ela, apreendeu muito com o pai o Deputado...Eu sabia que eles (os Promotores), logo iriam processar o prefeito tantas coisas importantes para serem julgadas e teve até uma senssacionalista que escreveu pedindo outra eleição, será que ela quer o Giroto como prefeito; aham vc se lembra que ele abriu em nome de dois gari uma empresa fantasma para super faturar as obras no municipio e ainda querem processar o Alcides por improbidade, por favor Promotores sejam coerentes, não entre nos joguinhos desses vereadores. Pensem Bem!
Parabéns, Glauber S. R. Martelli pelos seus comentários.
 
li oliveira em 23/05/2013 23:28:28
Gente isso é manobra de quem ainda não aceitou a derrota!
 
CRISTINA PEREIRA em 23/05/2013 23:18:36
Lamentável essa situação, não deixam o prefeito trabalhar para sabermos se tem ou não competência.
Desde o primeiro dia da posse o cara tem que se defender de varias acusações, é lamentável que isso ocorra quem perde e a população e nossa cidade, caso o mesmo venha ser caçado isso causara uma revolta em seus eleitores.
 
Evanildo Ribeiro em 23/05/2013 22:37:35
Glauber . Quem é o besta de cutucar a onça com vara curta ? você lembra do Escaramuça? ( Edigar lopes de farias ) duvido .
 
sandro silverio em 23/05/2013 22:36:43
Concordo com o Glauber S. Rodrigues, mas eles pensam que dois ou quatro anos demoram pra passar, nós como cidadão eleitores não podemos mais sermos enganados por pessoas que não tem nem respeito pelos seus eleitores imaginem com seus adversários políticos. É IMPORTANTE SALVAR TODOS ESSES ARTIGOS DESSES VEREADORES, SOBRE ESSA SITUAÇÃO TRÁGICA QUE ELES ESTÃO FAZENDO CONTRA NÓS CIDADÃOS CAMPO-GRANDENSES. SALVAMOS TUDO E NOS PRÓXIMOS PLEITOS VAMOS COMPARTILHAR COM TODOS. Meu Deus até onde chega a ganância das pessoas pelo poder...
 
Deuzimar Calado em 23/05/2013 22:31:29
tá certo, se tem algo a ser punido que se puna, fazem novas eleições em diversas cidades do interior, porq não fazer em CG? mais é claro, que isso seja o começo de um processo de limpeza nas esferas executivas e legislativas deste estado... tem tanta coisa q se fala por ai, que fulano comanda jogo daquilo, cunhado de ciclano tem empresa de não sei o que e presta serviço pra prefeitura, o cara tinha uma fusca agora anda de fusion... tem q investigar esses coronéis todos, tem peito promotor?
 
Clodoaldo Rocha em 23/05/2013 22:10:12
Este Promotor não tem credibilidade alguma, pois o mesmo é parente do Conselheiro Capibaribe Saldanha, o mesmo que teve como assessor o deputado Lídio, o que foi expulso do PP pelo Prefeito, olhe a má fé envolvida.
 
Roberto Domingos em 23/05/2013 21:50:17
Affss... se preocupando com o prefeito enquanto os senhores vereadores poderiam estar agindo em prol da população que os próprios os elegeram!!! Tá certo, a cidade tá um caos mesmo...Mas pudera, o Nelsinho cancelou em dezembro os pedidos de remédios para os postos, como que o prefeito não vai fazer algo de urgente??? até fazer a bendita da licitação o povo ia morrer, e vai saber se tem mais. Só acho que os VEREADORES TEM MAIS O QUE FAZER!!! DEIXA O HOMEM TRABALHAR!!! #indignada!!!
 
Carla Ferreira em 23/05/2013 21:38:32
Não resta dúvida que é um jogo sujo ,que nojo,esses vereadores ate agora não enguliram essa eleição e o comandante do exercito militar sr pucinelli no comando .Quem é que não sabe que tudo é a mando delel.Se é besta..
 
deolinda fleitas em 23/05/2013 21:17:39
Concordo plenamente com o sr. Glauber Martinelli. Que lei é essa? com dois pesos e duas medidas? na gestão do Nelsinho suplementação era rotina. Por que não foi cassado?
Esses vereadores precisam parar com joguinho político e apresentar projetos sérios!
 
Mariza Fernandes em 23/05/2013 21:10:44
Eu apoio o Grauber s rodrigues e o eliseu rotlle
as palavras deles são as minhas.
 
nelson gomides em 23/05/2013 21:04:44
Engraçado ... Td Q Envolve Politica São todos certo. Errado é nois Aki,Povo Q Vota Neles.(Quando Falo Neles,é no Geral).
Prefiro nem Comentar Mais..
 
Fábio Souza em 23/05/2013 21:03:45
FORA BERNAL!!
 
Paulenir de Barros em 23/05/2013 20:44:20
Pelo visto estão fazendo de tudo para tirar o prefeito que o povo elegeu. O Bernal desde que entrou não conseguiu trabalhar, graças àqueles vereadores que o próprio povo elegeram, que em conjunto fazem de tudo para retirada do prefeito. Se o povo elegeu, creio que o povo também devem ser consultado. Vai colocar quem?A cúlpula da anterior administração. Como, se diz partido pequeno, não tem vez, como o Bernal tentou fazer um limpa, ou seja, está fazendo o recadastramento dos servidores para ver quem realmente trabalha. A própria imprensa mostrou isso, uma lista de servidores suspeito e como mecher numa caixa de vespa.Para tirar o Bernal na minha concepção, o povo elegeu o povo deve ser consultado.
 
Aurelio Alvares em 23/05/2013 20:21:18
Comentário sensato de Glauber S Rodrigues Martelli, só para complementar, por que até agora os responsáveis pela operação uragano ainda não foram responsabilizados? Se estão julgando o atual prefeito pelo remanejamento de verbas, devem questionar os senhores vereadores e o prefeito anterior pela limitação desse remanejamento, deveriam ter feito isso com o antigo prefeito. Os que ainda insistem na política medieval, devem pensar na população de nossa cidade e não em seus interesses.
 
Gilson arruda Pelizaro em 23/05/2013 19:45:00
Mais um querendo aparecer.
 
Josito Sobrinho em 23/05/2013 19:27:54
Interessante o Ministério Público Estadual eles não tem vergonha mesmo, estão parecendo os vereadores também, passaram 20 anos Omissos, coniventes com todas as poucas vergonhas que aconteceu durante os Mandatos dos Coronéis André Ditador e Nelsinho e sua família, e VERGONHOSAMENTE nunca atuaram como legítimos Fiscais da LEI, e só agora eles vem dar uma de tomar medidas, ISSO É UMA VERGONHA. eLES PENSAM QUE O POVO É bURRO.
 
Tomaz Alvarengat em 23/05/2013 19:06:15
Glauber S Rodrigues Martelli, comentário perfeito!!
 
Agrimar Felix em 23/05/2013 19:03:53
Acho que tudo isso não vai dar em nada como sempre......
 
joao andrade em 23/05/2013 19:00:53
Eu sempre falei que esses vereadores vagabundos em vez de estarem trabalhando em prol da populacao que elegeu eles ,tentam desviar o foco do que realmente interessa de que e a roubalheira que existiu no mandato do Nelsinho e que ainda tem no nosso estado!! caramba vamos trabalhar ja levaram uma lavada nas urnas ,o povo nao e mais besta!!!!!
 
paulo eduardo sandim em 23/05/2013 18:17:43
Vereadora recalcada, sem projetos, sem o que fazer. Vá trabalhar fazer jus aos 15 mil q vc mesma aumentou. Apresenta coisas boas pra cidade e deixa de ficar se metendo onde não foi chamada e colocando palavras na boca do povo. A próxima eleição vc vai ter o troco..
 
Sueli Marques em 23/05/2013 18:15:59
Virou palhaçada nunca c viu tanta oposição em um mandato só.... engraçado quando seu ex prefeito fazia e aprontava com nosso dinheiro eu disse nosso dinheiro como umas pontes de ferro q foram colocadas as margens da av ernesto geisel q foram gasto 16 milhões de reais eu disse 16 milhões de reais... minguem fala nada nem vereador nem MPE.... politica ak virou palhaçada...
 
rodrigo ranucci em 23/05/2013 18:08:47
Acho que está muito cedo para jugamentos pessoal. Deixa o Sr. Prefeito trabalhar. Após um ano de gestão poderemos verificar os pontos positivos e negativos de sua administração. Assim teremos argumentos concretos quanto sua forma de governar. Esta cassação na minha percepção não sairá tão cedo, ou poderá ser arquivado, pois o Bernal é advogado sabe os tramites das leis que vigoram sobre o nosso país.
 
Alexandre Rodrigues em 23/05/2013 18:02:17
Glauber S Rodrigues Martell , uma pessoa que colocou um comentário inteligente .
 
paulo lessa em 23/05/2013 17:54:54
Está ai o prefeitinho do povo!!!!!
 
Alexandre Sousa em 23/05/2013 17:24:59
Espero que isso aconteça também com o vice. Senão vão trocar 6 por meia dúzia. O correto seria ter outra eleição.
 
Maria Lúcia Moreira em 23/05/2013 17:09:16
Sabe não sou muito simpatizante do pmdb, e ateh votei no Bernal no segundo turno,mas ja me arrependi, e vendo a situação que esta as coisas acho que seria melhor msmo afasta-lo e colocar alguem mas preparado , acidade esta parada, o Bernal soh teve discurso, talvez ele seja melhor sendo radialista pq gestor publico não eh a area dele, uma capital não pode ficar parada por 4 anos , tem muito dinheiro do pac que ja entro e esta entrando ainda mas ele não tem bons projetos , talves cedendo a vaga pra alguem com experiencia politica nos campograndensses sairiamos ganhando com isso
 
paulo matos em 23/05/2013 17:01:26
Quem indica os Conselheiros e paga o salário do Tribunal de Contas do Estado? Quem aprovou aumento salarial e de abono de férias dos queridos promotores do Ministério Público Estadual? São perguntas simples e que nos levam a concluir rapidamente porque estas instituições começaram a trabalhar ardualmente fiscalizando o Executivo Municipal nos últimos meses. No entanto temos questões abertas e fundamentais ainda não esclarecidas ou investigadas como deveriam por estes mesmos órgãos, como o superfaturamento em compras de remédios na administração passada e a utilização do mesmo tipo suplementação (Videm Decreto Municipal 11.733 de 01/2012). Não vejo nenhuma proposta de Lei sendo criada ou trabalho efetivo dos Vereadores. Foram eleitos só para fazerem oposição política? Triste.
 
Glauber S Rodrigues Martelli em 23/05/2013 16:39:29
tambem estamos anciosos para que isso aconteça...
pois na hora de votar a favor da populaçao esses vereadores enrolam o maximo de tempo, mas quando se trata de joguinhos politicos eles sao ageis ..ate agora o unico culpado e o atual prefeito, acho que chegou a hora de irmos para a rua, se ja esta ruim imagine sem o prefeito que a maioria da populaçao o elegeu !!!!
 
eliseu rotilli fabres em 23/05/2013 16:37:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions