ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

No Codesul, André defende segurança na fronteira e sanidade animal

Fabiano Arruda | 04/04/2011 17:41

Governador participou de encontro em Porto Alegre nesta segunda

Em Porto Alegre, André defende fortalecimento do Pefron. (Foto: Divulgação)
Em Porto Alegre, André defende fortalecimento do Pefron. (Foto: Divulgação)

Durante reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), nesta segunda-feira, em Porto Alegre (RS), o governador André Puccinelli (PMDB) defendeu a implantação da e-GTA (Guia Eletrônica de Transporte de Animais), que inclui a Nota Fiscal do Produtor Eletrônica, e, no setor de segurança pública, o Pefron (Projeto de Segurança na Fronteira), além da integração do Estado na ferrovia Norte-Sul.

“O mais novo Estado dos quatro membros do Codesul se põe ao lado de quem já investe há muitos anos. Os três tópicos são importantes, a nota fiscal eletrônica vai garantir qualidade à sanidade animal. Esta sanidade é feita com técnica baseada no cientificismo de hoje, e podemos ter uma carne para vender com melhor preço nos mercados exteriores”, afirmou André.

A resolução de ação no controle do trânsito de animais dos Estados do Codesul consta na Carta de Porto Alegre, elaborada durante a reunião dos governadores.

Em Mato Grosso do Sul, a emissão via internet dos documentos a partir da implantação da GTA eletrônica, começou a ser feita no ano passado.

Nesse sistema, todas as informações referentes a uma determinada propriedade rural estão armazenadas em um cartão magnético com chip, lido por máquinas isoladas nos postos da Iagro (Agência de Defesa Sanitaria Animal e Vegetal) e nas sedes dos sindicatos rurais.

Outro assunto defendido por André foi o fortalecimento do Programa de Segurança na Fronteira. “Temos que ter um cuidado especial nas nossas fronteiras para não ser ponto de trânsito de armas”, ressaltou.

Na oportunidade, Puccinelli apresentou o secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que foi empossado presidente do Conselho Nacional dos secretários de Segurança Pública.

Reunião - Durante a abertura do evento, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi empossado novo presidente do Conselho. A gestão é anual e alternada entre os governadores dos quatro Estados membros.

Na primeira reunião do Codesul no mandado de novos governadores, outros assuntos também foram destacados, como pelo governador Raimundo Colombo, de Santa Catarina, que defendeu um trabalho de prevenção a respeito de desastres climáticos.

No encontro dos estados membros do Codesul, os governadores também decidiram apoiar a proposta de convênio apresentada por Raimundo Colombo ao Confaz que autoriza os Estados a concederem benefícios fiscais relativos ao ICMS, de até 5% da arrecadação, em troca de infraestrutura nos estados da Federação.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, disse que como presidente do Codesul fará um trabalho sistêmico para que o Conselho alcance os objetivos estratégicos. “O Codesul é um instrumento de integração regional. Os estados membros representam uma potência econômica e precisamos ter a participação dos estados no orçamento da União”, destacou.

A ideia é fazer com os membros do Codesul estejam mais perto do governo federal, numa voz conjunta, articulado também com a bancada federal. (Com informações da assessoria)

Nos siga no Google Notícias