Novo comandante do CMO garante que quer reforçar parcerias e ações na fronteira
Durante a passagem de comando, Riedel relembrou também a atuação do Exército nos incêndios

Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada a cerimônia de passagem de comando do CMO (Comando Militar do Oeste), em Campo Grande. O General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha deixou o cargo para o General de Exército Alcides Valeriano de Faria Júnior, em solenidade que contou com a presença do Comandante do Exército Brasileiro, General Tomas Miguel Miné Ribeiro Paiva, e do governador Eduardo Riedel (PP).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
General Alcides Valeriano de Faria Júnior assume o Comando Militar do Oeste (CMO), substituindo o General Luiz Fernando Estorilho Baganha. A cerimônia em Campo Grande contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomas Paiva, e do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. O novo comandante pretende dar continuidade à parceria com o governo estadual, especialmente em infraestrutura e proteção das fronteiras. A cooperação na Operação Ágata e o combate a incêndios no Pantanal foram destacados pelo governador e pelo Comandante do Exército. A atuação conjunta na extensa faixa de fronteira do estado com países vizinhos permanece como prioridade.
A parceria entre o CMO e o Governo do Estado foi ressaltada durante a formatura. O novo comandante afirmou que pretende reforçar e aprimorar o legado deixado pelo General Baganha, especialmente na cooperação com o Executivo estadual em diferentes áreas, entre elas obras de infraestrutura e a proteção das fronteiras.
- Leia Também
- Deputados formam coração humano no encerramento do Agosto Lilás na Assembleia
- MS investe em tecnologia e novos centros para enfrentar feminicídios
“Nós temos as missões planejadas e as inopinadas. Nosso preparo e nosso emprego são constantes. Minha expectativa é fortalecer ainda mais a relação com Mato Grosso do Sul e com as agências de segurança pública, para oferecer e ampliar a sensação de segurança”, declarou o General Alcides.
Riedel também destacou a atuação do CMO no combate aos incêndios no Pantanal, lembrando que o trabalho do comando foi fundamental para apoiar o Estado no ano passado. “O comando troca, mas a relação institucional e a parceria são permanentes. Neste ano, as mudanças climáticas foram favoráveis para que não houvesse incêndios. Já as ações de combate ao ilícito e ao tráfico, seja em operações especiais, como a Ágata, ou no dia a dia em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública, permanecem constantes”, afirmou o governador.

A extensa faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul com países vizinhos é uma das principais conexões do CMO com o governo estadual. O Comandante do Exército Brasileiro reforçou que a atuação na região é atribuição permanente e prevista em lei, o que exige trabalho conjunto com as forças de segurança estaduais.
“Em 2023 e 2024 tivemos a Operação Ágata, que durou sete meses, e aqui o trabalho do General Baganha foi excepcional, com muita sinergia com todas as agências. A proteção do meio ambiente e o apoio no enfrentamento a desastres naturais também fazem parte das nossas atribuições”, ressaltou o General Tomas Paiva.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: