ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Núcleo de saúde do TJMS pode reduzir ações contra gestor público

Antonio Marques e Leonardo Rocha | 15/02/2016 13:15
Secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares (à esquerda), vice-presidente do TJMS, Paschoal Carmello (centro) e o prefeito Alcides Bernal assinam convênio para implantação do núcleo técnico de saúde no Tribunal (Foto: Fernando Antunes)
Secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares (à esquerda), vice-presidente do TJMS, Paschoal Carmello (centro) e o prefeito Alcides Bernal assinam convênio para implantação do núcleo técnico de saúde no Tribunal (Foto: Fernando Antunes)

O núcleo técnico de saúde implantado na manhã de hoje, 15, no âmbito do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) pretende diminuir a judicialização nos processos de usuários que buscam atendimento médico-hospitalar e medicamentos por meio do serviço público de saúde.

O órgão tem a finalidade de agilizar os pedidos dos usuários por medicamentos, procedimentos médicos e até aquisição de próteses, que não são contemplados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para isso, foi assinado um convênio entre o Tribunal de Justiça, o governo do Estado e a prefeitura de Campo Grande.

O núcleo será composto por médicos e técnicos das secretarias municipal e estadual de saúde e do TJMS. Essas pessoas vão avaliar os pedidos de medicamentos e procedimentos médicos feitos por pacientes e tentar evitar novas ações judiciais na área de saúde contra os gestores municipal e estadual.

Para o secretário estadual de Saúde, Nelson Tavares, o núcleo pode também ter ações preventivas e muitas vezes vai agilizar os processos, sem a necessidade de trâmite judicial. “Quando se formaliza uma ação na justiça é ruim para os gestores”, considera o secretário.

Segundo Nelson Tavares, o governo estadual gasta anualmente R$ 35 milhões para atender processos judicializados na área da saúde. A maioria dos casos seriam pedidos de cirurgias e medicamentos, conforme o secretário. Ele espera que, além da agilidade no atendimento às solicitações, sem a necessidade de ação judicial, o trabalho do núcleo possa trazer economia, ao analisar a melhor opção para o paciente considerando o custo do medicamento ou procedimento.

O secretário municipal de Saúde Ivandro Correa Fonseca revelou que o gasto mensal da prefeitura de Campo Grande para atender essas demandas chega a R$ 520 mil e que valor não é repassado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ficando na conta do município. Ele lembrou que uma parceria da Capital com a Defensoria Pública com esse mesmo propósito já tem dado bons resultados e evitando maiores custos ao município. “O trabalho da Defensoria, de conversar com o paciente antes de judicializar o processo chega a 50% de resolução dos casos”, afirmou.

Para o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Paschoal Carmello Leandro, o Poder Judiciário entende a situação dos gestores e quer ajudar diminuir esses embates judiciais e chegar aos acordos antes. “A intenção do núcleo é reduzir a judicialização e procurar atender os usuários em suas demandas”, ressaltou.

O núcleo será um órgão mais amplo que a Câmara Técnica que existe atualmente e vai se reunir, conforme a as demandas dos usuários, além de elaborar cronograma de trabalho para melhor atendimento aos usuários.

Nos siga no Google Notícias