ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Para sair do fim da fila, Prefeitura lança novo portal de transparência

Waldemar Gonçalves e Mayara Bueno | 04/08/2016 11:19
Para sair do fim da fila, Prefeitura lança novo portal de transparência

Orçamento, receita, despesa, prestação de contas, licitações e salários de servidores. Estes são alguns dos dados que podem ser acessados a partir de agora no novo portal da transparência, lançado nesta quinta-feira (4) pela Prefeitura de Campo Grande.

A disponibilização dos dados de acordo com as leis nacionais do tema surge após insistentes exigências de órgãos como o MPF (Ministério Público Federal) e CGU (Controladoria Geral da União). O portal da Prefeitura, até então, era considerado um dos piores do Brasil.

O desenvolvimento do portal, segundo a Prefeitura, foi todo do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação). Segundo Eder Lima, da equipe de desenvolvimento web da autarquia, a ferramenta fornece dados de forma mais clara e de acordo com a lei.

Capa do novo portal da transparência, lançado nesta quinta-feira pela Prefeitura (Foto: Reprodução / Internet)
Capa do novo portal da transparência, lançado nesta quinta-feira pela Prefeitura (Foto: Reprodução / Internet)

O presidente do IMTI, Francisco Natalino, detalha que o portal foi desenvolvido em Wordpress, tecnologia usada pela maioria dos órgãos públicos. Possibilita salvar os dados (fazer downloads das informações) e tem algumas ferramentas de busca.

Já o prefeito, Alcides Bernal (PP), destacou que o portal de transparência da Prefeitura estava obsoleto desde 2009. Por enquanto, segundo Eder Lima, somente parte dos dados, com o mínimo de exigência de um período de seis meses, será carregada no sistema, mas a ideia é colocar nele todas as informações disponíveis, a partir de 1996.

Segundo o secretário municipal de Receita, Disney Fernandes, a ferramenta deve passar por aprimoramentos nos próximos deles. Um deles deve ser a possibilidade de cruzamento de informações.

Clique aqui para acessar o portal de transparência da Prefeitura de Campo Grande, a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

Nos siga no Google Notícias