ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Para senadores do MS, afastamento de Renan não muda ritmo de trabalho

Nyelder Rodrigues | 05/12/2016 20:59

Apesar do STF (Supremo Tribunal Federal) ter afastado hoje (5) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), os senadores sul-mato-grossenses Waldemir Moka e Simone Tebet (ambos do PMDB) acreditam que a situação não mudará, de forma geral, o ritmo de trabalho do Senado neste fim de ano.

Entre as questões que devem passar pela avaliação dos senadores, está a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Gastos Públicos, que limita por 20 anos o orçamento, condicionando-o à inflação oficial.

Réu por peculato, Renan foi afastado provisoriamente pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Marco Aurelio Mello, após pedido feito pelo Rede, até o caso ser julgado pela Suprema Corte brasileira.

"Existe um cronograma definido pelos próprios líderes. Aqui [no Senado] todo mundo tem opinião formada, independentemente de quem seja o presidente, o fato de ser um ou outro não altera o ritmo do plenário", comenta Waldemir Moka.

Simone Tebet segue a mesma linha de pensamento do colega de partido sobre esse assunto. "Temos que tocar até 15 de dezembro o calendário legislativo, independente quem esteja na presidência do Senado".

Os dois representantes de Mato Grosso do Sul são defensores da aprovação da PEC dos Gastos Públicos e contrários ao projeto que Renan tentava acelerar, que prevê mudanças nas punições por abuso de autoridade de juízes e promotores públicos.

"Já tínhamos as 21 assinaturas necessárias para o requerimento que suspende o pedido de urgência de Renan para votar esse projeto [abuso de autoridade]. Ele será jogado para ser analisado só no ano que vem", revela Simone.

Moka também comenta que não crê que tal urgência fosse válida, e vê mudanças no cronograma mais distantes ainda com Jorge Viana (PT-AC) assumindo a presidência no lugar de Calheiros. "Hoje o Viana tem apoio da minoria, não acredito em modificação do cronograma previamente estabelecido".

Momento ruim - Apesar do ritmo legislativo seguir o mesmo, o afastamento de Renan demonstra instabilidade política e pode ter reflexos na economia, ao menos é o que acredita Simone, frisando que é preciso transmitir serenidade neste momento para afastar a desconfiança do mercado, que passa por crise.

"As implicações dessa instabilidade política na economia é que me preocupam", afirma a senadora, que completa. "Temos que votar e discutir a PEC dos Gastos, contar o prazo correto para as outras pautas. Tem a medida provisória da educação também. Precisamos dar essa serenidade para sociedade e mercado, é fundamental".

Já em termos políticos, o afastamento de Renan - ao qual Moka faz questão de afirmar que não queria na presidência do Senado - praticamente significa que o projeto sobre o abuso de autoridade terá que passar por comissões e seguir o ritmo normal da casa. "Votar agora, em um momento inadequado, parece que está querendo proteger alguém", analisa Moka.

Nos siga no Google Notícias