ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

PEC que limita gastos por 20 anos teve apoio de 5 dos 8 deputados de MS

Nyelder Rodrigues | 10/10/2016 22:22

A aprovação na Câmara Federal da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 241, que limita o orçamento do Executivo no Brasil pelos próximos 20 anos, teve parecer favorável de cinco dos oito deputados federais que formam a bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília (DF).

O projeto foi cercado de polêmicas, já que os oposicionistas afirmavam que ele limita a capacidade de gastos com saúde e educação, além de outras questões estruturais do poder público. Reajustes salariais também ficariam travados.

Entretanto, o Governo Federal conseguiu ampla maioria e aprovou o projeto por 366 votos a favor e 111 contra, havendo apenas duas abstenções. Os favoráveis afirmam que o projeto é importante para reequilibrar as finanças.

No Mato Grosso do Sul, os deputados Luiz Henrique Mandetta (DEM), Carlos Marun (PMDB), Tereza Cristina (PSB), Elizeu Dionizio (PSDB) e Geraldo Resende (PSDB) votaram a favor da PEC, enquanto que Dagoberto Nogueira (PDT), Vander Loubet (PT) e José Orcírio, o Zeca do PT, foram os parlamentares contrários à questão.

"Fui um dos 111 a votar contra por entender que é uma medida desproporcional. Poderíamos estar debatendo projetos que viessem a dar mais transparência e eficiência nos gastos públicos mas ao invés disso optaram por congelar os investimentos públicos", comenta Vander no Facebook, frisando ainda que o congelamento pode se transformar em redução orçamentária.

Já do outro lado, também pela rede social, a deputada Tereza Cristina defendeu a PEC 241 pouco antes dela ir à votação. "A proposta só se aplica aos gastos do Governo Federal e não há qualquer alteração relativa às despesas de estados e municípios com saúde e educação", declarou a parlamentar.

Agora, a questão seguirá para segundo turno de votação ainda este mês e depois para análise do Senado Federal, onde Mato Grosso do Sul é representado por Simone Tebet (PMDB), Waldemir Moka (PMDB) e Pedro Chaves dos Santos (PSC). Destes, Moka já se manifestou publicamente à favor da aprovação da PEC.

Nos siga no Google Notícias