ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Política

PGE lança serviço de plantão tira-dúvidas sobre eleições municipais

O sistema virtual de consulta é destinado a gestores da administração pública

Por Aline dos Santos | 12/02/2024 10:46
Prédio da PGE no Paque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)
Prédio da PGE no Paque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

A PGE/MS (Procuradoria-Geral do Estado) tem serviço de plantão tira-dúvidas para esclarecer gestores da administração pública sobre pontos relativos às eleições municipais.

O sistema funcionará de forma virtual e os interessados poderão encaminhar perguntas por meio de um formulário (clique aqui)

As questões apresentadas no tira-dúvidas serão analisadas pela PEL (Procuradoria de Assuntos Eleitorais) e respondida em até dois dias úteis. Caso seja verificada a necessidade de parecer jurídico, será devolvida a indagação com esta observação.

“Com a medida, a PGE reduz as barreiras de acesso ao assessoramento e a consultoria jurídica, facilitando essa interlocução neste tema tão importante que são as eleições municipais. Serão várias as ações da instituição neste âmbito, dentre elas, o plantão, uma medida inédita em matéria eleitoral”, afirma a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia.

Procurador-chefe da Procuradoria de Assuntos Eleitorais, Leonardo Soares da Fonseca afirma que orientar os gestores a agir dentro dos limites legais contribui para evitar infrações à legislação eleitoral.

“Com os agentes públicos estaduais bem orientados juridicamente, reduz-se significativamente a necessidade de intervenção da Justiça Eleitoral para fiscalizar, julgar ou avaliar possíveis infrações, aliviando a carga sobre o Judiciário Eleitoral, que fica notavelmente sobrecarregado”, diz Leonardo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias