ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Podemos fecha com Simone Tebet, mas em MS apoiará Soraya Thronicke à presidência

Presidente regional do Podemos, Sérgio Murilo, explica motivo da contrariedade à decisão nacional

Caroline Maldonado | 05/08/2022 08:34
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Deputada federal e candidata ao governo Rose Modesto (União Brasil) e a senadora candidata à presidência Soraya Thronicke . (Foto: Reprodução/Facebook)
Deputada federal e candidata ao governo Rose Modesto (União Brasil) e a senadora candidata à presidência Soraya Thronicke . (Foto: Reprodução/Facebook)

O Podemos quase fechou com o União Brasil nacionalmente, mas a falta de acordo entre os partidos no Paraná acabou impossibilitando a coligação. O União Brasil queria que o senador Álvaro Dias (Podemos) desistisse da reeleição, concorresse ao governo do Estado e apoiasse o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (União Brasil) para o Senado, mas Álvaro recusou.

Com isso, ontem (4) à noite, o Podemos fechou com a senadora e candidata à presidência, Simone Tebet (MDB). Ocorre que em MS, o partido já fechou com a deputada federal e candidata ao governo Rose Modesto (União Brasil).

Então, quem o Podemos vai apoiar para presidente aqui? A resposta é: Soraya Thronicke (União Brasil). E a explicação é simples.

Apesar da decisão nacional de apoiar Simone, o Podemos liberou MS para levar o nome de outra candidata, neste caso, Soraya, a pessoa que abriu as portas do União Brasil para o Podemos há pelo menos três anos, quando o partido já pensava em lançar a Rose.

Quem explica é o presidente regional do Podemos, Sérgio Murilo.

“A decisão tomada pela nacional foi de forma intempestiva, mesmo assim a presidente, nacional do Podemos, Renata Abreu, me ligou para perguntar sobre nosso apoiamento a candidata Rose pelo União e eu disse para ela que estamos há 3 anos com esse projeto para que ela seja candidata ao governo, mas por circunstância, nós optamos por permitir que ela, do Podemos, passasse para o União para ter mais estrutura”, detalhou Murilo, ao lembrar que Rose foi apoiada pelo Podemos, mesmo sem chegar a se filiar, quando deixou o PSDB.

Murilo faz questão de destacar que Simone tem todo respeito do partido em MS, apesar do desfecho diferente no Estado.

“Estamos ‘bem arrumadinho' em MS e mesmo com essa notícia nacional, seguimos no caminho que já traçamos anteriormente, que é acompanhar o União, que tem uma candidata de MS à presidência, que é a Soraya. Por afinidade política e compromissos anteriores, estamos liberados da nacional. Vamos caminhar com a senadora Soraya, até mesmo pelo gesto dela de ceder o partido para Rose ingressar e ser candidata ao governo”, comentou Murilo.

O vice de Rose é o produtor rural Alberto Schlatter (Podemos). “Alberto é um agricultor, conhecido pela especificidade no plantio de algodão , sendo um dos três maiores produtores de algodão do Brasil, com origem em Chapadão do Sul. Pela experiência dele, optamos por colocá-lo na chapa da Rose”, disse Murilo.

Soraya entrou na disputa à presidência, depois que o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer ao Planalto. Ele tentará se reeleger como deputado federal.

Nos siga no Google Notícias