ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Por 11 votos, Câmara dos Deputados rejeita “PEC da Vingança”

Para ser aprovado, texto precisava de 308 votos; maioria da bancada de MS foi contra

Adriel Mattos | 20/10/2021 18:38
Plenário Ulysses Guimarães durante a sessão híbrida. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
Plenário Ulysses Guimarães durante a sessão híbrida. (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados rejeitou, por 297 votos a 182, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 5/2021, que ganhou o apelido de “PEC da Vingança”. Para ser aprovada, a matéria precisava de 308 votos.

O texto altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, aumentando o número de membros e delegando ao Legislativo a competência de indicar o procurador que assumirá a corregedoria nacional do Ministério Público. Esse é o ponto mais criticado por promotores e procuradores.

A atual versão do texto é de autoria do deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA). O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), encerrou a sessão sem sequer abrir a possibilidade de discussão do texto original de Paulo Teixeira (PT-SP).

Na bancada de Mato Grosso do Sul, votaram contra Beto Pereira (PSDB), Dagoberto Nogueira (PDT), Fábio Trad (PSD), Loester Trutis (PSL) e Rose Modesto (PSDB). Já Bia Cavassa (PSDB), Luiz Ovando (PSL) e Vander Loubet (PT) se manifestaram favoráveis.

Críticas - Entidades que representam promotores e procuradores vinham criticando a proposta e pressionando parlamentares a derrubarem a matéria. Em nota conjunta, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais criticou a PEC e a falta de debate.

“Essa situação, sem dúvidas, atrai diversos problemas para o Ministério Público, entre os quais se destacam a violação à independência institucional, o desequilíbrio federativo na composição de seu Conselho Nacional e o desrespeito à autonomia de cada um de seus segmentos”, diz a publicação.

Em entrevista ao Campo Grande News, o chefe do MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), o procurador-geral Alexandre Magno Lacerda, destacou que a PEC viola a autonomia e independência do Ministério Público.

“Nessa PEC, quem vai indicar esse membro é ora o Senado, ora a Câmara. Um membro do Ministério Público, que eles (Congresso) acharem adequado e assume a corregedoria. É um ponto complicado, mas o pior é que viola a autonomia e independência do Ministério Público. É a pior proposta do Parlamento desde a Constituição de 1988 para destruir o Ministério Público”, avaliou.

Nos siga no Google Notícias