ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Por maioria esmagadora, vereadores aprovam tributação de Netflix e Spotify

Projeto de Lei Complementar do Executivo estabelece tributação de 5% sobre os serviços de streaming e foi aprovado em regime de urgência

Izabela Sanchez E Mayara Bueno | 03/10/2017 14:21
Aprovação por maioria esmagadora aconteceu em regime de urgência (Mayara Bueno)
Aprovação por maioria esmagadora aconteceu em regime de urgência (Mayara Bueno)

Com a deixa da Lei Federal 157 de 29 de dezembro de 2016, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em regime de urgência, no final da sessão desta terça-feira (3), a cobrança de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) da Netflix, Spotify e outras empresas que prestam serviços de streaming, tecnologia que envia informações multimídia (vídeos e músicas) por meio da internet. A aprovação foi unânime, com 24 votos favoráveis e apenas um contrário, do vereador Vinicius Siqueira (DEM).

A cobrança, segundo o titular da Sepanflic (Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle), Pedro Pedrossian Neto, será de 5%. O secretário relata que reuniu-se com todos os parlamentares municipais antes do texto ir para apreciação da Câmara. Siqueira, no entanto, acredita que para a cobrança seria necessária uma contrapartida do município na forma de redução tributária de outro produto ou serviço.

"A Prefeitura entregou um projeto que tributa Netflix e Spotify e até serviços de cremação, com a desculpa de que tem que seguir a regulamentação federal. Ela tinha que fazer se ela desse alguma contrapartida. Votei contra na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] e também aqui", comentou Siqueira.

Pedrossian demonstrou surpresa com o voto contrário do vereador. "Tivemos uma reunião em todos os detalhes, em princípio não houve nenhuma alteração de legislação específica, não entendi [necessidade de contrapartida], estamos apenas regulamentando, colocando uma legislação aprovada pela Câmara Federal", comentou.

O projeto foi aprovado no final da sessão, quando estavam ausentes os parlamentares André Salineiro (PSDB), Cazuza (PP) e Betinho (PRB). Pedrossian relatou que ainda não sabe como o tributo será repassado aos consumidores dos serviços, e acredita que as empresas "possuem bastante margem" e que "não necessariamente vão passar a tributação para o consumidor". 

Lei Federal - A lei federal 157 entrou em vigor no dia 29 de dezembro de 2016, e estabelece cobrança mínima de 2% para os serviços de streaming. O ISSQN é um imposto definido por cada município que o consumidor não paga diretamente, ou seja, quem precisa arcar com o tributo é o próprio prestador de serviço. Entretanto, como é um gasto adicional não previsto, pode significar um aumento na mensalidade, por exemplo, caso a empresa ache necessário.

Nos siga no Google Notícias